Livro de Aristides Bertuol será lançado no dia 4 de novembro em Bento

Após quase dois anos de desenvolvimento de um projeto, a história de Aristides Bertuol chega ao momento de ocupar as páginas de um livro, que irá relatar a trajetória desse personagem de Bento Gonçalves no universo da velocidade no Brasil. O livro, “ Aristides Bertuol – O piloto da Carreta nº 4” será lançado no dia 4 de novembro, às 19h30min, no Clube Aliança. A autoria da obra é de Fabiano Mazzoti, no desenvolvimento dos textos e de Gilberto Mejolaro, nas pesquisas sobre a biografia do personagem.

O livro ficou pronto no período do centenário de nascimento de Aristides Bertuol, conta Fabiano Mazzoti.  “Acho que é uma data importante para conseguir apresentar a comunidade não somente de Bento Gonçalves, mas do Brasil, a história desse grande cara que construiu parte significativa da vida em alta velocidade”, afirma.

Para alcançar o resultado esperado da obra, foi preciso bastante dedicação dos autores, esforço, trabalho em equipe e grande apoio da família Bertuol.  A experiência de fazer parte desse projeto e o legado que ficou, Mazzoti descreve como algo inédito e magnifico. “Mais do que um privilégio de estar tendo a honra de ter o nome à frente do livro que conta a história de uma das pessoas mais importante da cidade, foi um grande desafio”, relata.

Os principais pontos de dificuldade encontrados foram pelo espaço de tempo em que Bertuol viveu sua carreira para a atualidade, segundo Mazzoti muitas pessoas envolvidas que conviviam com o personagem na época, já não estão mais vivos, para esclarecer questionados de várias dúvidas que os autores tiveram ao longo do processo de construção da obra. Mesmo encontrando desafios no decorrer do projeto, fatos históricos também surgiram, como o prefácio de Emerson Fittipaldi em trechos do livro, que se fazem importantes para a conclusão da obra. Ele é um dos maiores nomes do automobilismo brasileiro, conhecido mundialmente e que também correu no município.

Com uma narrativa não somente de texto, mas de grande riqueza visual, com um acervo de fotografias da época, as 232 páginas da obra poderão servir de inspiração para corredores e vir a contribuir ainda mais para o automobilismo em Bento Gonçalves.

Questionado pelo interesse pela história do piloto, Mazzoti conta que descobriu muitas coisas e acabou se apaixonando pelo que Bertuol conseguiu fazer correndo com as chamadas carreteiras, andando em velocidades impressionantes, em um período que a tecnologia da época nos carros, oferecia muito perigo. “Então eles são verdadeiros heróis de um período de ouro do automobilismo brasileiro, o livro é uma oportunidade das pessoas que viveram aquele período relembrar, de quem não conheceu, conhecer e uma forma de perpetuar a passagem desse admirável cidadão de Bento Gonçalves”, emociona-se.

O livro idealizado por um dos filhos de Aristides Bertuol tem uma tiragem de dois mil exemplares, sendo que 710 são distribuídos gratuitamente, são 200 bibliotecas publicas no Brasil recebendo o material, assim como todas as escolas do município e dos arredores. Entidades de automobilismo e museus vinculados ao segmento também receberão a obra.

O livro também será lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, dia 9 de novembro.

 

Foto do arquivo histórico do piloto:

Fonte: Central de jornalismo da Rádio Difusora

error: Conteúdo Protegido