Professores podem inscrever seus projetos até o dia 08 de outubro
O prazo de inscrições para a segunda edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi prorrogado e professores com projetos criativos e inovadores têm até o dia 08 de outubro para realizar sua inscrição. A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae desde 2013 e que já impactou 7 milhões de estudantes, por meio da capacitação de 270 mil professores em todo o País. Os interessados devem acessar a página cer.sebrae.com.br/premio para efetuar as inscrições e mais informações estão disponíveis no site do prêmio https://premiosebrae.prosas.com.br/.
O objetivo do prêmio é identificar e reconhecer as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil e, por isto, o foco são projetos, práticas e cursos diversificados que possam se tornar referência para as ações de educação empreendedora em todo o País. De acordo com a gestora do Programa de Educação Empreendedora do Sebrae RS, Roselaine Monteiro Moraes, criatividade, inovação e colaboração são os requisitos necessários para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo dos estudantes, pilares fundamentais da educação empreendedora. Além disso, os projetos devem, obrigatoriamente, estar integrados às diretrizes curriculares e ter objetivos pedagógicos claros. “Educar para empreender significa formar pessoas protagonistas, com capacidade de resolução de problemas, liderança, gestão que aprendem com os próprios erros e têm um grau elevado de comprometimento e responsabilidade social”, afirma a gestora.
O público-alvo são educadores vinculados a instituições de ensino da educação básica regular ou profissionalizante e de educação superior, reconhecidas pelo MEC. Serão aceitas inscrições individuais ou de equipes com até cinco pessoas, mas é necessário indicar o representante do grupo, que será o responsável pela inscrição e precisará comprovar seu vínculo com a escola ou universidade durante o período em que o projeto foi implementado. Cada professor pode inscrever quantos projetos desejar e quem já foi reconhecido na primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora está novamente convidado a participar.
O prêmio tem cinco categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior e na etapa estadual, a comissão julgadora do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora decidirá por consenso os vencedores estaduais dos troféus Ouro, Prata e Bronze de cada categoria. Também cabe à comissão julgadora indicar um projeto realizado na Educação de Jovens e Adultos, que tenha recebido nota 8 ou superior, ao prêmio nacional Destaque Educação Empreendedora na EJA. Os vencedores estaduais do Troféu Ouro disputarão a etapa nacional da premiação.
Saiba mais
Na primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, em 2019, foram 1.269 inscrições em quatro categorias (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Profissional e Ensino Superior). O Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar na categoria Ensino Profissionalizante, com o projeto Educação Transformadora – Transforme seu aluno em um empreendedor, desenvolvido pelo Senai – Departamento Regional do RS.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Foto: Reprodução Sebrae
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor