O Museu do Imigrante, juntamente com outras instituições da área, encerra neste domingo, 26, uma semana de atividades online referente ao processo plural e mutante que Bento Gonçalves teve em seu cenário. Diversos patrimônios materiais já não existem mais, no entanto foram muito importantes para o desenvolvimento do município.
Dentro do tema proposto pelo Ibram para a 15ª Primavera dos Museus, “Perdas e recomeços”, a programação evocou fatos e histórias que marcaram a história do município, como nos lançamentos que abordam a imigração polonesa que serão divulgados neste sábado, 25, e domingo, 26, nas redes sociais do Museu do Imigrante.
Confira a programação
25/09/2021 – 13h30 às 17h – LANÇAMENTO – Roteiro da perda na 3ª Secção do Rio das Antas Local: Publicação nas redes sociais do Museu
A 3ª secção do Rio das Antas, fez parte do quarto eixo de atualização do inventário municipal do projeto “Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves”.
Para além desse referencial, essa localização geográfica representa muito mais, pois traz a história das dinâmicas memoriais da cultura polonesa para a região.
Sua paisagem é ímpar, com morros e construções alinhadas aos caminhos do Rio Da Antas, o espaço conforma outras arquiteturas, outros sotaques, outros patrimônios culturais (materiais e imateriais). Suas ruínas contam histórias: sobre os processos de imigração do final do século XIX, sobre a história indígena, sobre constantes processos de apagamentos e sobre as resiliências comunitárias.
Nesse sentido, esse roteiro da perda tem o objetivo de apresentar alguns extratos sobre essas dinâmicas patrimoniais que só são possíveis naquele local.
26/09/2021 – 13h30 às 17h – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Episódio do podcast Porão do Museu: “Memórias de um escritor – Vitor Kozowski”
Durante essa semana realizamos um passeio por diferentes eixos da história de Bento Gonçalves, entre perdas e recomeços, foi possível perceber que o ritmo do tempo apresenta seus nuances para a herança histórica local.
Nenhuma cultura perde status quando a diversidade histórica é problematizada. Ao contrário, a partir desse olhar plural é que se torna possível evidenciar a riqueza cultural local, e as fontes orais nos auxiliar a aprimorar os estudos sobre o tema.
Dessa forma, para fechar essa semana de atividades, a equipe do Museu do Imigrante, apresenta o novo episódio do podcast, Porão do Museu, nele, o escritor, Vitor Kozowski, um dos principais memorialistas da cultura polonesa, compartilha suas memórias e sabedorias sobre a 3 ª secção do Rio das Antas.
Vitor Kozowski estudou filosofia, teologia e arquitetura. Escreveu e publicou diversos livros memoriais sobre a história polonesa em Bento Gonçalves. Atualmente, está com 88 anos de vida e aceitou compartilhar suas narrativas com o Museu do Imigrante.
O podcast completo pode ser ouvido por meio deste link: https://anchor.fm/poraodomuseu/episodes/Poro-do-Museu—Ep–8—Memrias-de-um-escritor—Vitor-Kosowski-e17ptld
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Arte: Divulgação/Museu do Imigrante
(RM)
1º Simpósio de Estomias do Tacchini reúne 70 profissionais de saúde
Secretaria da Mobilidade informa alterações no trânsito no bairro Maria Goretti, em Bento
Valor de repasse do IPE Saúde é ampliado e prestadores receberão R$ 163,1 milhões nesta quinta, dia 21