A Rádio Difusora recebeu na manhã deste sábado, dia 18, a Prenda Mirim do estado do Rio Grande do Sul, Eduarda Brandão Prates, de 12 anos, do CTG Herdeiros da Bombacha de Bento Gonçalves. Eduarda veio acompanhada da irmã Gabriela Brandão Prates, de 10 anos, e dos pais João Elias Prates e Rosimar Brandão Prates.
No último domingo, dia 12, no 35º CTG, em Porto Alegre, Eduarda recebeu a condecoração de Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul do concurso, na 50ª Ciranda Cultural de Prendas. Ela participou com mais 22 concorrentes.
Segundo Eduarda o início da trajetória no tradicionalismo se deu em virtude do interesse da irmã Gabriela “quando eu tinha seis anos, a escola teve a visita do CTG Herdeiros da Bombacha. Eles fizeram apresentações e distribuíram alguns papeizinhos com telefone pra contato. Eu no começo não despertei interesse, mas a minha irmã sim, então fomos até o CTG e eu gostei muito, me apaixonei na primeira vista e a minha irmã também”.
A irmã Gabriela falou sobre como é ser tradicionalista “participar de um CTG foi uma coisa muito boa, porque eu sempre gostei da agitação de estar nos rodeios. No começo, agente chegou lá e parecia uma coisa de outro mundo, aquelas crianças dançavam, pareciam que estavam voando, daí a gente perguntou como eles faziam isso? E depois a gente viu que era fácil”.
Trajetória
Eduarda ingressou no CTG Herdeiros da Bombacha em 2016. E a caminhada para chegar ao cargo de Primeira Prenda Mirim do RS iniciou em agosto de 2018 com o concurso interno da instituição, onde foi eleita a primeira prenda da entidade. Em junho de 2019 participou da Ciranda Regional da 11ª Região Tradicionalista tendo conquistado o cargo de primeira prenda Mirim Regional. Em maio de 2020 participaria da 50ª Ciranda Estadual, entretanto, em função da pandemia, foi transferida para este ano.
Eduarda teve um preparo intenso para a Ciranda Cultural. No dia 07 de setembro realizou, no município de Carlos Barbosa, uma prova escrita contendo 50 questões sobre História e Geografia do RS e Tradição, Tradicionalismo e Folclore do RS. Além disso entregou um relatório das vivências Tradicionalistas desde 2018 e mais uma pesquisa sobre Literatura com o tema: Contos, Lendas e Mitos do RS, realizada através de livros e entrevistas com pessoas da melhor idade de Bento Gonçalves e de municípios vizinhos.
Ainda, de julho de 2018 até março de 2020 a prendinha realizou o projeto que fez parte de sua preparação chamado “MTG e a Comunidade Escolar”. Por meio do projeto, Eduarda visitou várias escolas apresentando atividades relacionadas a brinquedos e brincadeiras folclóricas, explicando para as crianças sobre os mesmos, além de confeccioná-los e brincar junto com as crianças.
Central de Jornalismo Difusora
(KPJ)
Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi de Bento lançam programação alusiva ao combate à violência contra a mulher
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA