1ª edição do FLOW abre convocatória para artistas do RS

Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia acontece em outubro em Caxias do Sul e recebe artistas e estudantes para bolsas remuneradas

Até o dia 20 de setembro, artistas de todo o Rio Grande do Sul podem participar da convocatória para a primeira edição do FLOW – Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia. O projeto inédito no estado, realizado entre os dias 04 e 17 de outubro, está com bolsas abertas para Residência Artística e Bolsa Vivência.

O programa de Residência Artística consiste no deslocamento do artista para um outro contexto cultural com o objetivo de desenvolver um processo de criação artística associado à troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação. No FLOW, o programa ocorrerá presencialmente de 04 a 08 de outubro de 2021, nas dependências da Cidade Universitária e Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, na cidade de Caxias do Sul.

A convocatória é destinada para artistas visuais que trabalham com diversas linguagens da arte, tais como videoarte, animação, colagens, arte urbana, gravura, fotografia, instalações artísticas, performances, arte multimídia; Produtores audiovisuais e outros profissionais e estudantes de áreas afins que se sintam convocados e que residam no RS.

Serão selecionados 10 artistas residentes no estado do Rio Grande do Sul, com no mínimo 50% das vagas destinadas a artistas de Caxias do Sul. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas no período de 01 de setembro a 20 de setembro de 2021 pelo formulário online.

Vivência para estudantes

Além do programa de residência artística, o FLOW também abre chamada e convida interessados a se inscreverem no programa de Bolsa Vivência. Serão selecionados 05 estudantes dos cursos de artes visuais, tecnólogo em jogos digitais e criação digital bem como cursos correlatos da Universidade de Caxias do Sul para vivência prática de curta duração durante o Festival.

Os estudantes selecionados participarão da residência artística do Flow, atuarão como monitores e consultores para os artistas residentes e nas instalações, participarão da criação de conteúdos e acompanharão as atividades realizadas durante o festival. A proposta busca estimular a experiência prática de alguns processos que são estudados no contexto acadêmico.

As inscrições para a Bolsa Vivência também são gratuitas. Link para inscrições abaixo.

Mais informações, requisitos para participação e calendário das convocatórias podem ser obtidos no site do festival: http://www.festivalflow.com.br

Tutores do Programa de Residência

Marcelo Andrighetti

Graduado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo, desenvolveu trabalhos no rádio, na televisão, na mídia impressa e na assessoria de imprensa. Atua como roteirista na área audiovisual. Dentre seus principais trabalhos está a coordenação da equipe que escreveu a série documental As Cidades Azuis, com 13 episódios, que foi ao ar pelo Canal Brasil e a atuação como roteirista no longa-metragem EM – Mentor Extraterrestre (Foz do Iguaçu), que será lançado neste ano, de 2021. É autor de seis livros e professor convidado da pós-graduação em Produção Multimídia, da ESPM, além de ser o ministrante do curso “Storytelling: contar histórias para atrair pessoas”.

Ceci Soloaga E Ygor Marotta

Duo de artistas visuais residentes em São Paulo, fundadores do coletivo Vj Suave. Especialistas em arte digital, VJ Suave trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art. Com suas obras, o dúo propõe um momento único de conexão entre o espectador e a cidade, misturando história animada com vida real. Em 2012 criaram o projeto “Suaveciclo”, um triciclo adaptado para projetar desenhos de animação nas ruas, com ele viajaram para mais de 20 países. As animações são desenvolvidas a partir de desenhos feitos a mão e projetados de acordo com a arquitetura do espaço, iluminando paredes, árvores, prédios e diferentes superfícies da cidade.

Marcelo Fardo

Mestre em Educação e doutorando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Bacharel em Tecnologias Digitais pela mesma instituição. Atualmente coordena o Bacharelado em Criação Digital e o Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais na Universidade de Caxias do Sul, onde também atua como professor nas áreas de game design, modelagem e animação tridimensional, fotografia e imagem digital. Possui também experiência profissional em fotografia e vídeo.

Julio Colbeich

Julio Colbeich, professor universitário, formado em Publicidade e Propaganda, especialista em

Design Gráfico, mestre e doutor em Comunicação pela Unisinos. Trabalhou em diversas instituições de ensino superior como ULBRA, FTEC, FEEVALE, atualmente sou professor dos cursos de Design, Publicidade e Propaganda, Criação Digital e Relações Públicas da UCS em Caxias do Sul.

Guilherme Santin

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade de Caxias do Sul (2014) e graduação em Bacharelado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Atua como professor particular de piano, violão, e teoria musical. Em 2020 foi produtor da minissérie documental Limpeza de Ouvidos.

Serviço

Residência Artística – 10  Vagas

Inscrição: 01 de setembro a 20 de setembro de 2021

Regime de dedicação: integral (04 a 08 de Outubro – segunda a sexta)

Duração da residência: 5 dias

Local das atividades:  Campus 8 e Cidade Universitária da Universidade de Caxias do Sul

Informações e inscrições: https://festivalflow.com.br/resid%C3%AAncia-art%C3%ADstica

Bolsa Vivência – 05 vagas

Inscrição: 01 de setembro a 20 de setembro de 2021

Duração da bolsa: 1 mês

Início do programa: setembro de 2021

Finalização: Outubro de 2021

Localidade: Caxias do Sul

Informações e inscrições: https://festivalflow.com.br/bolsa-viv%C3%AAncia-1

Sobre o Flow

Idealizado pela produtora cultural Cali Troian, Flow é um festival que une arte e tecnologia e conecta as pessoas aos espaços urbanos. Flow une residência artística e experimentações através de vídeo mapping e projeções em grande escala em empenas e fachadas de prédios, instalação artística em VR, live cinema, show de luzes e projeções itinerantes.

Flow é um projeto de ativação urbana que transforma a cidade em uma grande galeria de arte. Durante sete dias as ruas e prédios de Caxias do Sul serão palco de show de luzes e uma grande plataforma de projeção audiovisual, gerando encantamento no público através de experiências imersivas e interativas. Um projeto de ativação urbana e de humanização da cidade.

O FLOW um projeto de Cali Gestão Cultural e Comunicação, financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS, patrocínio de Sulgás, Magnani e Orquídea.. 

error: Conteúdo Protegido