No último domingo, 12, ocorreu no 35 CTG, em Porto Alegre, a 50ª Ciranda Cultural de Prendas. E Eduarda Brandão Prates, de 12 anos, do CTG Herdeiros da Bombacha, recebeu a condecoração de Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul do concurso. Ela participou com mais 22 concorrentes.
Eduarda ingressou no CTG Herdeiros da Bombacha em 2016. E a caminhada para chegar ao cargo de Primeira Prenda Mirim do RS iniciou em agosto de 2018 com o concurso interno da instituição, onde foi eleita a primeira prenda da entidade. Em junho de 2019 participou da Ciranda Regional da 11ª Região Tradicionalista tendo conquistado o cargo de primeira prenda Mirim Regional. Em maio de 2020 participaria da 50ª Ciranda Estadual, entretanto, em função da pandemia, foi transferida para este ano.
Eduarda teve um preparo intenso para a Ciranda Cultural. No dia 07 de setembro realizou, no município de Carlos Barbosa, uma prova escrita contendo 50 questões sobre História e Geografia do RS e Tradição, Tradicionalismo e Folclore do RS. Além disso entregou um relatório das vivências Tradicionalistas desde 2018 e mais uma pesquisa sobre Literatura com o tema: Contos, Lendas e Mitos do RS, realizada através de livros e entrevistas com pessoas da melhor idade de Bento Gonçalves e de municípios vizinhos.
Ainda, de julho de 2018 até março de 2020 a prendinha realizou o projeto que fez parte de sua preparação chamado “MTG e a Comunidade Escolar”. Por meio do projeto, Eduarda visitou várias escolas apresentando atividades relacionadas a brinquedos e brincadeiras folclóricas, explicando para as crianças sobre os mesmos, além de confeccioná-los e brincar junto com as crianças.
De acordo com a patroa do CTG Herdeiros da Bombacha, Zelide De Vargas, “essa etapa foi diferente das outras Cirandas Estaduais em função da Pandemia. Uma Ciranda normal teria ainda a Prova Artística onde, perante uma comissão avaliadora, a prendinha falaria sobre brinquedos e brincadeiras folclóricas com demonstração de uma, além de declaração de uma poesia e uma apresentação de uma Dança Artística e uma de Salão, conforme a Categoria Mirim. Além disso, haveria uma Mostra Folclórica que seria apresentado para os avaliadores sua pesquisa e contaria uma das lendas”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, parabeniza o empenho e o esforço de Eduarda Brandão Prates: “é um orgulho para Bento Gonçalves esta se destacar no cenário estadual. Isso demonstra o encantamento e o comprometimento dela em dar continuidade aos valores tradicionalistas. Parabéns ao CTG Herdeiros da Bombacha e a Eduarda Brandão de Prates pelo belo trabalho em prol das raízes farroupilhas, valorizando e difundido o espírito tradicionalista”.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação
(RM)
Em Pequim, RS Day reforça parcerias estratégicas do Rio Grande do Sul com a China
Segundou de Oportunidades: CIEE-RS inicia a semana com mais de 3,8 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 1,8 mil
Dom José Gislon – Um Rei fiel e servidor