O primeiro Dia D de doação de sangue em Bento Gonçalves, realizada nesta quarta-feira (01º), foi um sucesso. Ao todo, foram 105 pessoas inscritas previamente para realizar sua doação. Dessas, 81 puderam contribuir efetivamente.
O evento, que pode gerar até 324 bolsas de hemocomponentes, é um projeto piloto do Hospital Tacchini e da Prefeitura de Bento Gonçalves. A intenção é que a ação contribua para que o município credencie-se a ser um braço da hemorrede para doação de sangue no Rio Grande do Sul.
Para que a ação fosse concretizada, a Secretaria da Saúde proporcionou espaço físico e parte da equipe, enquanto o Hospital Tacchini disponibilizou cadeiras, equipamentos e equipe. O lanche para os doadores foi oferecido pela Dolce Gusto e pelo Shopping L’américa.
O sucesso da iniciativa permite o planejamento de novas datas para realização de uma nova edição do Dia D ainda neste ano. Assim que a data do evento for definida, iniciará o período de cadastramento.
Enquanto isso
Para facilitar as doações, uma parceria entre Prefeitura de Bento Gonçalves e hospital realiza o agendamento e oferece transporte gratuito até o Hemocs, em Caxias do Sul.
Durante a pandemia, o cuidado com segurança durante a viagem é redobrado. O veículo é higienizado a cada viagem e a distância mínima entre passageiros é respeitada. Além disso, os doadores são orientados a permanecerem de máscara durante toda a viagem.
As viagens ocorrem todos os sábados pela manhã. Em outros dias da semana, a agência transfusional realiza o agendamento no Hemocs, mas não fornece transporte. Para realizar seu agendamento junto ao Tacchini, basta entrar em contato pelo (54) 3455-4151, com Ana Paula.
Assessoria de Comunicação do Hospital Tacchini
Foto: Tiago Flaiban / Divulgação
(RM)
Festival Despertar do Vale é neste sábado no Vale dos Vinhedos
Nas boas-vindas ao South Summit Brazil 2025, Gabriel Souza destaca inovação na construção do RS do futuro
Etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho, em Bento, ocorre neste domingo, dia 13