Primeira ação acontece no dia 01º de setembro na Unidade Zona Sul, no Botafogo
A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde e Governo e o Hospital Tacchini têm buscado desde o início do ano alternativas para que o Município seja um braço da hemorrede para doação de sangue. Após tratativas com o Estado e Hemocentro, a primeira ação será realizada no dia 01º de setembro.
“Era uma demanda da população a coleta de sangue no Município, sem que houvesse a necessidade de deslocamento. Em um esforço conjunto com o Hospital Tacchini conseguiremos viabilizar esta primeira data para doação”, destaca a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.
O Hospital Tacchini, irá disponibilizar duas cadeiras e equipamentos, e a secretaria da Saúde o espaço fisíco e equipe. O lanche para os doadores será oferecido por empresas parceiras. A equipe do Hemocentro estará acompanhando a coleta.
Hoje a doação é realizada no Hemocentro em Caxias do Sul (Hemocs), e todos os sábados é oferecido transporte gratuito para quem quiser realizar a doação.
“Recebemos diariamente pacientes com necessidade de transfusão e é muito importante que consigamos realizar essa reposição ao Hemocentro. Cada doação é fundamental para garantir a realização dos diversos procedimentos e atendimento de emergência em que o sangue é literalmente vital”, aponta a enfermeira Líder da Agência Transfusional, Ana Paula Lemos.
Conforme a secretária de Saúde “a meta é garantir os estoques do Hemocentro em níveis adequados para atendimento da saúde da população. Nosso objetivo é avaliar esta primeira ação e posteriormente definir a necessidade e novas datas. E que possamos criar essa conscientização da importância de doar na população”, disse.
A doação poderá ser realizada das 8h até 17h, na Unidade Zona Sul, no Botafogo. Em virtude disso, a Unidade de Saúde estará fechada para consultas no dia da doação.
É necessário realizar o cadastro prévio no Hospital Tacchini, no telefone 3451-4151.
Para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:
• Estar bem de saúde
• Pesar mais de 50 kg
• Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação
• Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h
• Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação
• Não fumar por 2h antes à doação
• Ter idade entre 18 e 69 anos
• Pessoas que já receberam imunizante contra a Covid-19, podem fazer a doação, entretanto é necessário aguardar um período de 48 horas, caso tenha sido vacinado com Coronavac. Caso tenha recebido imunizante de outros fabricantes, o período de espera é de sete dias.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
Foto: Reprodução revistanews
(RM)
DNIT alerta para alteração no horário de circulação na BR-470, na Serra do Rio das Antas, nos dias 3 e 10/11
Hospital Geral apresenta resultados da campanha que arrecadou mais de R$ 42 milhões
Cooperativa Vinícola Aurora realiza encontro com TRT4 sobre Boas Práticas de Governança Corporativa e Trabalhista