De julho de 2020 a junho de 2021 foram comercializados 509,6 milhões de litros. Dados revelam o comportamento do consumidor durante a pandemia
Uma radiografia do comportamento do consumidor brasileiro de vinhos e espumantes durante a pandemia acaba de ser divulgado. No acumulado dos últimos 12 meses, de julho de 2020 a junho de 2021, a soma da comercialização das vinícolas nacionais com as importações de vinhos e espumantes cresceu 19%, totalizando 509,6 milhões de litros. O destaque ficou por conta do vinho fino, com alta de 118%; seguido pelo espumante, com crescimento de 15%; e o vinho de mesa, com elevação de 8%. O estudo foi apresentado ao Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) pela Ideal Consulting, empresa de auditoria de importação e inteligência de mercado.
Para Luciano Rebellatto, coordenador do Consevitis-RS, os números trazem otimismo ao setor e demonstram a importância de sair da zona de conforto. “A pandemia demandou planejamento, criatividade e investimento, sendo assim, precisamos trabalhar para manter o que conquistamos, tanto na ampliação do consumo como na conquista de novos consumidores. Em 2020, o setor vitivinícola fechou o ano com 31% de crescimento e os números do acumulado de 12 meses nos mostram uma leve retração, o que deve ser um ponto de atenção”, aponta.
Distribuição de vinhos e espumantes por Estado
Outro recente e inédito levantamento da Ideal Consulting aponta a distribuição de vinhos e espumantes pelos principais player do mercado nos últimos 12 meses, entre julho de 2020 e junho de 2021, o que permite um mapeamento desse segmento. O estado de São Paulo lidera o ranking com 34,1% do total do fornecimento, seguido pelo RS com 15%, Rio de Janeiro 9,7%, Minas Gerais 6,1%, Santa Catarina 5,9, Paraná 4,1%, Goiás 3,7, Bahia 3,2%, Distrito Federal 3%, Espírito Santo 2,7%, Pernambuco 2,6% e Ceará 1,2%. “As informações facilitam o entendimento da distribuição de produtos no mercado nacional e, consequentemente, permitem a elaboração de estratégias”, observa Rebellatto.
Primeiro semestre 2021
O primeiro semestre de 2021 apresentou alta de 4% na soma da comercialização das vinícolas nacionais com as importações de vinhos e espumantes no Brasil na comparação a 2020, passando de 200,1 milhões de litros para 208,5 milhões de litros. Os dados levantados pela Ideal Consulting permitem um comparativo entre os seis primeiros meses de 2021, em total pandemia, e os seis meses de 2020, que foi de muitas incertezas e parte do período em que bares e restaurante fecharam as portas pelo país. Felipe Galtaroça, diretor da Ideal Consulting, ressalta que a comercialização dos vinhos brasileiros se apresenta estável, com o retorno de um patamar médio de 70% do mercado nacional, com destaque para o avanço de 100% nos vinhos finos e 67% nos espumantes. “É fundamental lembrar que a comparação é de períodos bastante distintos, o que demanda cautela”.
Sobre o Consevitis-RS
O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Fecovinho. O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque – Parque de Eventos.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Consevitis/Uvibra
Foto: Franklin de Freitas / Reprodução bemparana
(RM)
Festival Despertar do Vale é neste sábado no Vale dos Vinhedos
Nas boas-vindas ao South Summit Brazil 2025, Gabriel Souza destaca inovação na construção do RS do futuro
Etapa classificatória dos Jogos Coloniais da 20ª Fenavinho, em Bento, ocorre neste domingo, dia 13