Além do RS, participam expositores dos estados do Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais
Um dos lugares mais queridos e acessados durante a Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar, já está sendo preparado para receber seus visitantes, com todos os cuidados sanitários que a pandemia de Covid-19 exige. Um total de 228 empreendimentos, distribuídos em 210 estandes, estará presente à feira, que acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, de 4 a 12 de setembro. Serão oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos e espumantes, cachaças, produtos de agroindústrias, entre outros. Este ano, participam 126 municípios do Rio Grande do Sul, além dos estados de Amapá, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
“Já estamos montando o pavilhão, que sempre é o mais visitado durante a Expointer. Nossa equipe está trabalhando para cumprir com todos os protocolos que a Secretaria da Saúde determina. Para dar toda a segurança para os nossos expositores e clientes e para que nós possamos fazer uma feira do recomeço, mas também segura”, afirma o diretor do Departamento da Agricultura Familiar e Agroindústria (Dafa) da SEAPDR, Flávio Smaniotto.
Segundo Smaniotto, no espaço de 7 mil metros quadrados, o distanciamento entre cada estande será de 1,5 metros, e haverá controle de público. “Poderão circular 800 visitantes ao mesmo tempo, além dos expositores, e o pavilhão terá monitores para orientar as pessoas sobre os protocolos de saúde. Tudo conforme determinou o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS). Importante lembrar que este ano, o Formato drive-thru não será reeditado”, destaca.
Na edição deste ano, 90 empreendimentos têm à frente mulheres, e 48 são comandados por jovens. As agroindústrias lideram com 178 participantes, seguidas por 35 de artesanato. No total, 71 estandes trabalham com produtos de origem animal e 103 com produtos de origem vegetal. “Teremos 4 cozinhas com aquelas comidas especiais produzidas pelo povo do campo”, convida Smaniotto.
“O espaço é uma das áreas preferidas dos gaúchos, pelo acolhimento realizado pelas famílias. Acredito que, com a possibilidade do acesso ao público durante a Expointer, a agricultura familiar sairá mais fortalecida em 2021, uma vez que é neste momento que as comunidades terão acesso a clientes que não consomem seus produtos rotineiramente”, pontua a secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti.
O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag/RS), Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf/RS), Emater-RS-Ascar, Via Campesina e Ministério da Agricultura.
Fonte: Assessoria de Comunicação da SEAPDR
Foto: Reprodução uvasevinhos
(RM)
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO PRESIDENTE VARGAS, EM CAXIAS DO SUL
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS NO INDUSTRIAL, EM FARROUPILHA
Sindilojas Regional Bento celebra 50 anos em noite memorável de homenagens, história e emoção