O portal TeVacina.RS, do governo do Estado, atendeu a 100% dos critérios avaliados por pesquisa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que demonstra o nível de transparência nos dados de vacinação no Rio Grande do Sul.
Entre os critérios, estão a divulgação de doses distribuídas e aplicadas, informações sobre eficácia e segurança de cada uma das fabricantes, facilidade de acesso e entendimento dos dados, divulgação do Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 e epaço para denúncias de “fura-filas”, entre outros.
Auditora pública externa do TCE que realizou a análise dos portais do governo do Estado referentes à vacinação, Carla Gross Dias disse que “tanto o portal TeVacina como o painel de acompanhamento de recebimento, distribuição e aplicação das doses estão bem claros, o que garantiu a nota máxima nos resultados preliminares da pesquisa”.
De acordo com o diretor do Departamento de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Bruno Naundorf, “desde o início da pandemia, houve a determinação do governador Eduardo Leite e da secretária Arita Bergmann de que o Estado tivesse todos os dados sobre a Covid-19 à disposição da população”. Assim, não apenas dados relativos à vacinação estão acessíveis no portal, como as informações, quase que em tempo real, da ocupação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atualização diária de casos confirmados e óbitos em decorrência da doença, e todos os investimentos de recursos públicos, tanto estaduais como federais.
“O Estado agiu para ter a maior transparência possível em relação às vacinas, e podem ser acompanhados os dados de cada município. Todo o esforço agora foi reconhecido pelo TCE na avaliação da transparência na vacinação contra a Covid-19”, completou Naundorf.
Diretor do Departamento de Gestão de Tecnologias da Informação, Maurício Reckziegel também vê o resultado da pesquisa como um reconhecimento. “A transparência, a transformação digital e a busca por desburocratização norteia nossa gestão”. Ele acrescentou que o Rio Grande do Sul também figura em primeiro lugar no ranking nacional Índice de Oferta de Serviços Digitais 2021 da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
“O portal de vacinação do Estado, além de oferecer consultas on-line e com visualizações que buscam transmitir, de forma simples, o panorama da pandemia, ainda fornece acesso aos dados para que desenvolvedores e adeptos da tecnologia da informação possam fazer análises completas”, explicou.
Fonte: Governo do Estado
(RM)
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras