Empreendedores desfrutam de mais segurança e agilidade com o novo sistema
Empreendedores gaúchos têm explorado de forma bastante positiva as vantagens das assinaturas avançadas para executar processos de abertura, alteração e baixa de empresas na Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS). Somente em julho, foram registradas 48.548 assinaturas digitais, que permitem a assinatura de documentos eletrônicos de forma mais rápida, fácil e segura – além de gratuita.
A ferramenta foi criada em março e funciona a partir de um cadastro no portal www.gov.br (ou no aplicativo para celular disponível gratuitamente) que gera um selo de confiabilidade. A iniciativa é fruto da parceria entre o Sebrae RS, as Juntas Comerciais e conta com o apoio da Secretaria de Governo Digital, do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI). Com os dados de julho, o Rio Grande do Sul supera as 213 mil assinaturas desde a implantação do sistema e se torna o Estado brasileiro que mais utilizou este recurso.
‘‘É uma ferramenta que facilita e permite mais eficiência nos processos, além da redução de burocracia e custo ao empreendedor’’, explica a gerente de políticas públicas do Sebrae RS, Janaína Zago Medeiros. Segundo ela, a boa adesão dos gaúchos se deve a uma combinação entre aspectos culturais de como se comportam os empreendedores regionais somado ao esforço do Sebrae RS e JucisRS, que realizaram encontros virtuais para sensibilizar o público das vantagens competitivas da ferramenta.
“As Assinaturas Avançadas têm impulsionado o empreendedorismo no RS. A agilidade de constituir sua empresa com menos burocracia e segurança faz com que o empreendedor tenha mais vontade de realizar o sonho de ter seu próprio negócio”, destaca a presidente da JucisRS, Lauren de Vargas Momback. Ela ressalta ainda que o serviço possibilita a redução de custos, além de facilitar a vida do empresário que deseja empreender. “Hoje, com esta ferramenta, os empreendedores contam com mais segurança, confiabilidade e agilidade”, finaliza Lauren. O sistema é fundamental para que o Balcão Único seja disponibilizado 100% aos empreendedores gaúchos.
Uma rotina mais fácil
As assinaturas avançadas já são parte da rotina do empresário Daniel Santoro, que atua no ramo automotivo na Casco Blindagens Especiais. Segundo ele, a utilização do sistema elevou a experiência de trâmites burocráticos para outro patamar. ‘‘É um novo parâmetro, algo muito simples e agradável de usar. Um processo que leva não mais que um ou dois minutos em muitas situações’’, destaca.
O coordenador estadual da Redesimples do Sebrae RS, Marcio Benedusi, afirma que o objetivo é simplificar ainda mais as rotinas de quem quer empreender, além de reduzir custos, diminuir o uso de procurações e, com isto, incentivar o empreendedorismo. Saiba mais sobre as Assinaturas Avançadas e a nova forma de acesso ao Portal da JucisRS no link: https://youtu.be/0OBiPLPRsGY.
Fonte: Moglia Comunicação Empresarial
Foto: Reprodução Decisão Sistemas
(RM)
Daer prorroga autorizações de trânsito para veículos de carga no RS
Recursos da coleta da Campanha da Fraternidade dão sustento às ações da Pastoral da Criança na Diocese de Caxias do Sul
Secretaria de Segurança de Bento realiza visitas nas escolas