Nesta quarta-feira (11/08), nas dependências da sede do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas – 3º BPAT, em Bento Gonçalves, ocorreu à solenidade de formatura do Curso Tático para Policiamento com Motocicletas, curso este ministrado entre os dias 09 e 11 de agosto de 2021, com carga horária de 30 horas, o qual contou com a participação, além do efetivo do 3º BPAT da Brigada Militar, de policiais da ROCAM – Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias do Sul, de agentes da Guarda Civil Municipal de Bento Gonçalves e do Departamento Municipal de Trânsito, totalizando 22 participantes.
Como forma de buscar a eficiência e a eficácia na prestação dos serviços de policiamento ostensivo, uma das modalidades executada pela Brigada Militar é o patrulhamento motorizado, que sendo executado por motocicletas, torna-o mais ágil, rápido e moderno, principalmente em razão das características das grandes cidades, podendo patrulhar uma área muito maior se comparado ao policiamento a pé, ressalta-se, ainda, a destacada mobilidade em comparação às viaturas normais de policiamento.
Para alcançar o máximo de aproveitamento na execução do policiamento com motocicletas, o militar estadual deve constantemente treinar, estando preparado para desempenhar esta função. Neste sentido, o curso desenvolvido possibilita capacitar os servidores a executar a atividade de policiamento com a utilização da motocicleta, objetivando a eficiência e eficácia das ações desta modalidade de policiamento ostensivo para a sociedade; aplicando técnicas atuais de abordagem a veículos e pessoas suspeitas, de escolta de autoridades, diligências e propicia a análise do emprego de técnicas policiais adequadas para cada situação específica da atividade fim.
O curso foi ministrado pelo Tenente Alves e pelo Sargento Carvalho, ambos do 4º Batalhão de Choque de Caxias do Sul, além de instruções com o uso da arma de fogo, ministrado pelo Capitão Corte e Atendimento Pré-Hospitalar (APH), pelos Soldados Tiago Righi e Dutra dos Bombeiros de Bento Gonçalves.
Fonte: 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas – 3º BPAT
Gabriel Souza atualiza prefeitos da Serra sobre obras em rodovias
Com queda nos índices de mortes violentas, primeiro semestre de 2025 aponta para um ano mais seguro que 2024
Rio Grande do Sul tem recorde em abertura de empresas no primeiro semestre de 2025