Itens foram confeccionados por alunos do Banco do Vestuário, instituição com a qual a Unimed Nordeste-RS mantém parceria desde 2009
Para comemorar o Agosto Dourado, mês dedicado à luta pelo incentivo à amamentação, a Unimed Nordeste-RS fez uma encomenda para lá de especial: 100 almofadas para amamentação, que já começaram a ser entregues às mães que estão dando à luz bebês no Complexo Hospitalar Unimed neste mês.
A costura dos presentes ficou sob a responsabilidade de alunos do Banco do Vestuário, instituição caxiense com a qual a cooperativa médica conserva uma parceria desde 2009.
“A cada ano, a gente aumenta a parceria com a Unimed. E as coisas se alinham, no sentido de que os nossos objetivos são parte dos mesmos da cooperativa: a sustentabilidade, a reutilização dos materiais, a capacitação como uma forma de gerar trabalho, emprego e renda”, afirma Daniela Barbosa Maino, gerente de geração de trabalho, emprego e renda do Banco do Vestuário.
Para manter o distanciamento social adequado, a turma contou com apenas oito alunos, todos voluntários. Os encontros, 14 no total, tiveram duração de três horas cada um, se iniciando em 23 de junho e se encerrando exatamente um mês depois. Mais do que confeccionar as almofadas carinhosamente, dando atenção especial a cada detalhe, os voluntários aprenderam sobre diferentes materiais e tipos de costura ao longo das oficinas. Como Daniela ressalta, eles podem agora se utilizar das técnicas que aprenderam para sua própria geração de renda.
“Por menor que seja o gesto ou o tempo que a gente tem disponível, a gente sabe que está fazendo um gesto de carinho com a mãe e com o bebê. Foi superlegal. A Unimed é muito importante nesse processo, porque essa parceria é que dá condições para que a gente possa participar, aprender e estar sempre aberto pra colaborar”, comenta Silvana Tavares, aluna e voluntária que atuou na confecção das almofadas.
Almofadas e grupos de apoio fazem toda a diferença para as mamães
O Agosto Dourado tem como objetivo conscientizar famílias e a sociedade em geral sobre a importância do aleitamento materno. Neste período, muito se fala sobre os benefícios da amamentação na vida do bebê: fornecer todos os nutrientes necessários para o pequeno; fortalecer seu sistema imunológico; desenvolver seu sistema nervoso; prevenir anemias, alergias, cólicas e diarreias…
Mas, como se trata de uma grande novidade, tanto para a mulher quanto para o recém-nascido, inseguranças e dúvidas são muito comuns nessa fase, mesmo para as mamães em uma segunda gravidez.
O Grupo de Gestantes e Puérperas da Unimed Nordeste-RS existe há mais de 15 anos para auxiliar mamães que precisam de suporte psicológico, nutricional e até na realização de atividades que parecem simples à primeira vista, mas podem trazer muitos desafios, como posicionar o bebê corretamente para mamar. É aí que entra o S.O.S. Puérpera, serviço de assistência que fica disponível aos beneficiários 24h.
Nesse sentido, contar com uma almofada adequada torna o momento da amamentação mais confortável e seguro, tanto para a mãe quanto para seu bebê.
Parceria já viabilizou outras entregas especiais
Em 2020, mais no começo da pandemia, os estudantes do Banco do Vestuário confeccionaram centenas de máscaras, a fim de que mais pessoas pudessem se proteger da covid-19. Também no ano passado, para celebrar o Dia das Crianças, a Unimed encomendou 70 ovelhinhas de tecido, entregues para os pimpolhos que, na data especial, estavam internados.
“E no Natal, a instituição costurou para a Unimed 80 ursinhos, também entregues de presente para pacientes do Complexo Hospitalar”, completa Mirlene da Cunha, assistente social do setor de Gestão de Sustentabilidade da Unimed Nordeste-RS. “A confecção das almofadas é mais um dos resultados positivos da parceria que a Unimed e o Banco do Vestuário mantêm há 12 anos”, conclui Mirlene.
Fonte: AdriSilva Conteúdo
Foto: Divulgação Banco do Vestuário
(RM)
Prefeitos da Serra debatem no Piratini alternativas para demandas da região
Cooperados da Vinícola Garibaldi conhecem regiões produtoras de espumante na Itália
Legislativo de Bento amplia inclusão e sessões ordinárias passam a ter transmissão com tradução em Libras