Os espaços compõem o Complexo Cultural formado pela Rua Coberta, Museu do Imigrante, Praça Ismar Scussel e Fundação Casa das Artes, fomentando a execução de atividades artísticas, culturais e de lazer para toda a comunidade.
As obras, realizadas através do projeto Repensar para crescer, foram financiadas através da Secretaria de Estado da Cultura, Sistema Pró Cultura/ Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas na Cultura. A realização é da Fundação Casa das Artes, Prefeitura de Bento Gonçalves – Bento para Todos e Secretaria de Cultura e o patrocínio é de Cinex – Inovação e emoção, LNF- Latino Americana, Serra Inox – Qualidade Cervejeira e Piva Perfeição nos detalhes. O valor total do projeto é de R$ 387.765,91.
O representante dos patrocinadores, Luís Francisco Flores, da empresa LNF, destacou a união de esforços para concretizar a obra. “A pequena colaboração que a gente deu para a Cultura é para agregar talento. Para nós, é um privilégio poder auxiliar o setor cultural de Bento Gonçalves. Com certeza foi um bom investimento, pois o resultado que estamos vendo e presenciando agora é para a comunidade artística e para a comunidade”.
O secretário de Cultura e Presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, lembrou o início das obras do prédio da Fundação há 35 anos “é uma honra estar aqui e poder concluir o projeto deste santuário das Artes de Bento Gonçalves. Os homens que idealizaram a Fundação Casa das Artes foram visionários, pois estavam focando no futuro, no desenvolvimento do município. Com a qualificação deste espaço, estamos entregando para a classe artística os camarins adequados e proporcionando novas oportunidades de atividades e ações em prol do desenvolvimento artístico e cultural”, salientou, recordando a memória do saudoso Darci Poletto, que foi o primeiro presidente da Fundação Casa das Artes.
O Secretário aproveitou o ensejo para informar que um Edital de ocupação do espaço da Sala Multiuso será lançado em breve. “Queremos estimular o fazer artístico e o uso da sala multiuso proporcionando o acesso para a nossa comunidede cultural. Grupos artísiticos e empreendendores da cultura poderão usar o espaço de forma gratuita”, destaca Soares.
A Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, salientou a importância da Cultura para a vida e para o crescimento das sociedades e o investimento que Bento Gonçalves injeta na área cultural e artística. “Sem Cultura não existe a humanidade, as civilizações. É a Arte que nos acolhe, nos abraça. É uma honra e uma alegria renovada voltar para Bento Gonçalves e perceber que a Administração olha para a Cultura com atenção, prioridade e carinho. Eu sou uma trabalhadora da Cultura que traz uma missão em prol da sociedade, ouvindo a todos e todas, as diferenças, as manifestações, para refletir e afinar as políticas públicas do setor. Eu sei do papel do município junto aos trabalhadores da Cultura e é preciso investir e ampliar a vida artística e cultural”.
O Prefeito, Diogo Segabinazzi Siqueira, ressaltou o caráter evolutivo do setor. “A gente precisa evoluir, subir os degraus. A Casa das Artes começou há vários governos. A ideia veio amadurecendo, todos contribuíram e hoje entregamos uma obra essencial, qualificada, que atende à cidadania cultural e artística. E pode-se dizer que hoje a Casa das Artes está completa e integra o complexo cultural juntamente com o Museu do Imigrante e a Rua Coberta, além de outras obras que estão em processo. A Cultura é a riqueza de um povo. Este prédio ficou mais completo e está sendo entregue para comunidade usufruir”.
O evento de entrega das obras do projeto Repensar para Crescer contou com a participação da Orquestra de Câmara de Bento Gonçalves, esquete teatral com a artista Marcia Carraro, do coletivo Artistas no Palco e a sua personagem Leonta Porpetta, além da exposição da Associação dos Artistas Plástico de Bento Gonçalves, intitulada “Coisas da Terra”.
Estiveram presentes secretários Municipais, patrocinadores e os vereadores Davi Da Rold, Edson Biasi e Sidnei da Silva. Além dos ex-prefeitos de Bento Gonçalves, Aido Bertuol e Guilherme Pasin.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Fotos: Rodrigo De Marco/Jose Martim Estefanon / Divulgação
Frente Parlamentar em Defesa da Causa Animal será instalada dia 29 de abril na Câmara Bento
AGU cria grupo para recuperar dinheiro das vítimas de fraude no INSS
Presidente do INSS é exonerado após suspeita de fraudes