Na EMEF Noely Clemente de Rossi, o trabalho com o gênero textual Memórias Literárias está a todo vapor! Com a condução da Professora Rosane Ferronato, as turmas de 6º ano (61 e 62) e de 7º ano (71 e 72), estão desenvolvendo oficinas de leitura, análise e reflexão textual e exercícios de escrita, com vistas à compreensão do gênero e à alimentação temática, para subsidiar a produção de um texto de Memórias Literárias.
Ao longo desse trabalho, os alunos foram presenteados com fala da ex-professora e ex-diretora da Escola, autora do livro “Memórias do Noely – 30 Anos Fazendo História”, Maria da Glória Trivelin Pegoraro, que sensibilizou a todos com suas lembranças e experiências, engajando-os ainda mais na proposta. O trabalho está sendo desenvolvido no contexto da Olimpíada de Língua Portuguesa.
Iniciativa do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC, a Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de escrita do qual participam estudantes de escolas públicas de todo o Brasil. Em sua sétima edição, a iniciativa busca reconhecer o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil. As inscrições e adesões foram encerradas em 20 de maio.
Esse concurso está organizado em categorias diferentes. Todas elas abordam o mesmo tema: “O lugar onde vivo”. São elas: Poemas (5º ano do EF), Memórias literárias (6º e 7º anos do EF), Crônicas (8º e 9º anos do EF), Documentário (1º e 2º anos do EM) e Artigo de opinião (3º ano do EM).
Primeiramente, é realizado todo um trabalho de leituras e análises de textos do gênero a ser escrito pelos estudantes, até chegar à produção final de um texto individual desse gênero. Em todas as edições anteriores, um texto era selecionado por escola e enviado às outras etapas de seleção: municipal, estadual e federal – até a seleção dos textos finalistas e sua premiação em um estado brasileiro. Alunos de Bento Gonçalves já viajaram, por mais de uma vez, para receberem premiações.
Este ano, devido ao cenário da pandemia, o concurso será diferente: será avaliado o processo de escrita de uma turma, com base na seleção de textos e outros materiais reunidos pelo professor em um Relato de Prática dessa turma. A Olimpíada de Língua Portuguesa proporciona um amplo trabalho com produções de textos e muitas aprendizagens.
Em 2021, três escolas municipais participam da Olimpíada. A Comissão escolar para a seleção do relato que representará a escola acontecerá entre os dias 06 e 16 de agosto . Até o final de agosto, na Comissão Municipal, serão escolhidos os trabalhos que representarão o município nas próximas etapas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Agência Brasil
(RM)
IDENTIFICADA VÍTIMA FATAL DO ACIDENTE NA BR 285, EM PANAMBI
PF PRENDE EM FLAGRANTE HOMEM POR DUPLO HOMICÍDIO NO TRÂNSITO, EM CANDIOTA
BRIGADA MILITAR PRENDE QUATRO JOVENS COM ARMA DE FOGO E FACAS, EM SÃO MARCOS