Com o objetivo de criar condições de conhecimento, reflexão e interação sobre a História da Arte, o projeto “Do Nanquim ao Graffiti” propõe para adolescentes de 13 a 17 anos uma imersão sobre o fazer artístico. A partir de aulas conceituais e práticas que remetam às técnicas utilizadas no passado e suas relações com as formas atuais de produção artística, o curso, também, irá abordar mudanças e permanências nas representações visuais, no ideal de beleza e nos usos da arte na conjuntura social.
O curso é dividido em dois blocos, um voltado à história, arte e cultura, ministrado por Cristine Tedesco, com análise de imagens, vídeos, acervos de museus e galerias de arte; e outro de caráter prático, ministrado por artistas convidados como Douglas Garcia Dias (Histórias em quadrinhos e nanquim), Fernanda Toniolo (pintura em tela, estêncil e pôster artístico), Micael Biasin (desenho e pintura em lápis de cor), Márcio Karkling (arte digital) e Jackson Brum (graffiti em tela). Ao final do projeto será realizada exposição de trabalhos na Praça CEU e na Fundação Casa das Artes.
A proponente do projeto, Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco, possui formação em História pela UFRGS e Università Ca’ Foscari de Veneza. Atua como Historiadora e Professora de História da Arte. Desenvolve curadorias de arte, projetos culturais e cursos de formação em universidades, escola profissionalizantes e instituições de memória.
O projeto “Do Nanquim ao Graffiti” foi contemplado pelo Fundo Municipal de Cultura e conta com o apoio de Ártemis – História, Arte e Cultura e Micael Biasin – Escola de Arte.
Serviço
O que: Projeto História da Arte e práticas artísticas: Do nanquim ao Graffiti, projeto da Prof.ª Dr.ª Cristine Tedesco
Público alvo: adolescentes de escolas públicas com idade entre 13 e 17 anos.
Local de realização do curso: Praça CEU, Bairro Ouro Verde, Bento Gonçalves.
Período: 17 de agosto a 21 de dezembro de 2021.
Terça-feira: das 14h às 17h.
Inscrições gratuitas e materiais inclusos. Máximo 15 inscritos(as).
Inscrições: https://forms.gle/CTTBC1MwUdQWHJ2z7
Uso obrigatório de máscaras durante as aulas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2025 será nesta terça-feira, 26 de novembro, em Caxias do Sul
Medida provisória libera R$ 118,2 mi para gestão de desastres no Rio Grande do Sul
5ª Exposição da Qualidade do Tacchini Saúde, em Bento, celebra recorde de trabalhos