A exposição “Poeira das Memórias” entra na sua última semana para a visitação. Sediada no Museu do Imigrante, a exposição é de autoria do artista visual Vinícius Guerra e parte de um processo memoralístico dos antepassados de Guerra que inicia com a história de seu bisavô, violinista de origem polonesa que fugiu para o Uruguai e teve sua trajetória esquecida pelas novas gerações mais recentes da família.
A curadoria de pinturas, fotografias e objetos de memórias, como: violinos antigos, malas, baús, retratos de época, entre outros, apresenta uma expografia que convida os visitantes a embarcarem em suas próprias histórias. Também faz parte da curadoria, disponibilizar as produções videoarte e vídeo mapping, as quais podem ser conferidas na exposição em cinco televisores antigos e um televisor de tela plana. Além disso, na noite de abertura do evento, esse conteúdo que reúne memórias afetivas do artista, da curadora e do público, foi projetado em um Fusca 1973 e na fachada do Museu.
De acordo com a curadora da exposição e Doutora em História, Cristine Tedesco, “Poeira das Memórias é um projeto de ressignificação de memórias familiares e afetivas. O aspecto afetivo das lembranças foi ampliado através da exposição e tomou uma dimensão profundamente sensorial. As pessoas puderam ver a si mesmas projetadas nas janelas do Fusca e do Museu, uma experiência estética única oportunizada à comunidade”.
Ainda, Cristine destaca que as lembranças são catalisadoras de rompimentos, muitas vezes criados por distanciamentos, mas também podem colaborar para recomeços por meio do afeto e das memórias despertadas por meio das imagens.
O projeto “Poeira das Memórias” foi executado por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, da Fundação Marcopolo, realizado com recursos da Lei n° 14.017/20, também conhecida como Lei Aldir Blanc.
Serviço
O que: exposição “Poeira das Memórias”, de Vinícius Guerra
Curadoria: Cristine Tedesco
Onde: Museu do Imigrante – Rua Herny Hugo Dreher, 127, Bairro Planalto
Período de visitação: até 30 de julho, sendo permitida a entrada de apenas seis visitantes por vez, com uso obrigatório de máscara e distanciamento social.
Horário: de terça-feira a sábado, das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30min
Entrada franca
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura
Foto: Projeto Poeira das Memórias / Divulgação
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa