O Dia Mundial da Amamentação é comemorado em 1° de agosto, data escolhida pela Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) em evento realizado na cidade de Nova Iorque no ano de 1991.
Inicialmente, a data visava comemorar a Declaração de Innocenti, que trata da necessidade do aleitamento materno no combate à mortalidade infantil, aprovada em 1° de agosto de 1990 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
Em 1992, foi criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno – SMAM, de 1 a 7 de agosto, também pela WABA, para intensificar a conscientização sobre a amamentação.
No Brasil, o Ministério da Saúde promove a campanha no país desde 1999, com temas voltados para o aleitamento, distribuição de materiais informativos, apoio às secretarias de saúde, organizações não governamentais, hospitais, entre outros.
A importância da campanha
A OMS recomenda que até os primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno. Entretanto, segundo dados do UNICEF, apenas quatro entre dez bebês no mundo têm a alimentação conduzida dessa forma.
A campanha busca fortalecer a doação para os bancos de leite, auxiliando as crianças que não puderam receber o leite de suas mães. No Brasil, por exemplo, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH–BR) promove a distribuição de leite para recém-nascidos abaixo do peso e que estão internados em unidades neonatais.
No mês de agosto, é realizada a campanha agosto dourado para conscientização sobre a importância do aleitamento.
Os benefícios da amamentação
A amamentação é importante porque além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho, promove o desenvolvimento da criança nos seis primeiros meses de vida, sendo capaz de suprir suas necessidades nutricionais.
Através dela, é possível garantir o desenvolvimento do cérebro, da defesa do organismo e diminuir o risco de doenças, como obesidade e diabetes. Há benefícios também para a saúde da mulher que amamenta, pois diminui o risco de câncer de mama e ovário.
Fonte: Calendarr
Foto: Reprodução
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS, EM NOVA ARAÇÁ
HOMEM FICA FERIDO APÓS TROCA DE TIROS CUNHADOS, EM VACARIA
Egresso de Criação Digital da UCS dirige documentário sobre cheias no Vale do Taquari