Sindilojas, Senac, Centro REVIVI e COMDIM se unem para atuar na reinserção na sociedade e no resgate da autoestima com ações de agosto a outubro, beneficiando mais de 100 mulheres em 83h
No primeiro semestre de 2021, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência) REVIVI de Bento Gonçalves, registrou 164 atendimentos novos de violência doméstica. Em todo 2020 o número chegou a 298. Diante dessa triste realidade, o Sindilojas Regional Bento e o Senac, juntamente com o Sindilojas Jovem, vão realizar, de agosto a outubro, o Projeto de Capacitação Pessoal e Profissional para Mulheres em Risco por Violência Doméstica, beneficiando dezenas de mulheres que terão a oportunidade de se qualificar e, assim, conquistar a tão sonhada independência, além de segurança e do resgate da autoestima.
O projeto obteve o terceiro lugar no Fundo Social 2021 do Sicredi Serrana, entre 65 inscritos e 35 contemplados. A rede de apoio conta, ainda, com a participação do Centro REVIVI e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Bento Gonçalves (COMDIM). Juntos, todos querem garantir maior segurança a essas mulheres em situação de risco, abrindo novas possibilidades no mercado de trabalho. Atualmente, apenas 63% dessas mulheres ocupam alguma vaga, sendo que somente 27% delas têm Ensino Médio e 3% Ensino Superior. Do total de registros na cidade, 61% das mulheres estão entre os 21 e 40 anos de idade.
Sensibilizados com essa realidade, o Sindilojas Regional Bento, Sindilojas Jovem, Senac, Centro REVIVI e COMDIM desenvolveram um projeto com metodologia alinhada com uma estratégia própria que favorece o processo de reinserção na sociedade e do resgate da autoestima, a partir da perspectiva da construção do conhecimento por meio de cursos educacionais. “Quando começamos a trabalhar nesse projeto, não sabíamos a gravidade da situação em Bento Gonçalves. Mas com o apoio de todos os envolvidos, sabemos que será uma ação duradoura e com ótimos resultados”, comenta a presidente do Sindilojas Jovem, Cláudia Alberici Pinto.
As etapas
Serão três etapas. A primeira delas, consiste na mobilização dessas mulheres, conscientizando-as da importância do projeto para a transformação de suas vidas. Este trabalho será voltado para cerca de 100 mulheres atendidas e assistidas pelo Centro REVIVI, que terão sua história preservada. O objetivo é estimular a participação nos próximos módulos.
A segunda etapa é destinada para uma ação educativa por meio de oficinas/palestras sobre Desenvolvimento Pessoal e Orientação para o Mercado de Trabalho. Por fim, na terceira etapa serão oferecidos cursos profissionalizantes nas áreas da Beleza, Gastronomia e Comércio, ampliando o conhecimento delas com o propósito de gerar uma fonte de renda que garanta a independência dessas mulheres. A realização dos cursos educacionais será feita pelo Senac Bento Gonçalves que oferece toda a estrutura física com laboratórios, equipe qualificada, apoio pedagógico e professores habilitados com experiência profissional e certificações. Em razão da pandemia do Coronavírus, todos os Protocolos de Segurança estarão sendo cumpridos.
Para o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, o projeto revela um sério problema dos tempos atuais. “Sempre acreditamos que a união move as pessoas e fazer parte dessa iniciativa não tem preço. Estamos muito felizes em ter o apoio do Sicredi Serrana e de todas as entidades colaboradoras nessa nova ação. Estamos confiantes que conseguiremos transformar a vida de muitas mulheres que vivem nessa situação”.
Denúncias podem ser feitas junto a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, através do telefone (54) 3454-2899, ou no Centro Revivi pelos telefones (54) 3055-7418 e 3055-7420 ou WhatsApp (54) 99132-8148.
ETAPAS
1 – Mobilização para participação do Projeto
Data: 1 a 15 de agosto: Mobilização
Data: 16 a 20 de agosto: Inscrições e Matrículas
Número de Participantes: Cerca de 100 mulheres
Carga horária total: 4h
2 – Desenvolvimento Pessoal
Data: 23 de agosto a 3 de setembro
Ação educativa por meio de oficinas/palestras.
Número de Participantes: 50 participantes, divididas em dois grupos
Carga horária total: 12h, para cada grupo
Harmonização Emocional 6h: Crenças limitantes e a ressignificação; O que são as crenças que nos alavancam?; Auto empatia e resiliência; Descobrindo meu propósito de vida; Autoestima e Inteligência Emocional.
Orientação para o Mercado de Trabalho e Elaboração de Currículo 6h: Postura Profissional; Oportunidade do Mercado de Trabalho; Realização e Atualização Currículo.
3 – Realização de Cursos Profissionalizantes
Data: 6 de setembro a 22 de outubro
Número de Participantes: 12 alunas por turma; 36 participantes no total, considerando a realização de 3 propostas de cursos.
Curso Design Sobrancelhas – 20h
Curso Salgados para festas e eventos – 15h
Curso de Técnicas de Recepção e Atendimento – 20h
AVALIAÇÃO DO PROJETO – 25 de outubro a 29 de outubro
Equipe Executora: Sindilojas Jovem, Senac, Centro Revivi e COMDIM.
Fonte: Conceitocom Brasil
Foto: Reprodução
EMEF Tancredo de Almeida Neves: projeto socioambiental une Educação Financeira e Sustentabilidade na formação de cidadãos conscientes
Praça CEU, em Bento, recebe Silas Isidio em pocket show de lançamento de seu primeiro álbum autoral
Soul Duetos movimenta Rua Coberta com shows gratuitos neste fim de semana