A manhã da última sexta-feira, 2, foi de reflexões e interlocução entre os professores e alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental da EMEF Profª Maria Borges Frota, a professora da Secretaria Municipal de Educação, Marli Cristina Tasca Marangoni e o proponente do Projeto 130+1, Fabiano Mazzotti. O objetivo do momento foi subsidiar a participação dos estudantes nesse projeto e mobilizá-los a discutir questões de identidade e de pertencimento com relação ao município, viabilizando o entrelace de palavras poéticas e fotografias.
Durante o bate-papo, os estudantes conheceram melhor o autor Fabiano Mazzotti, que apresentou aspectos relativos a sua trajetória pessoal e profissional, em uma fala que motivou os alunos à leitura e à escrita. Também foram esclarecidos aspectos relacionados ao regulamento do concurso e discutidas especificidades da linguagem poética, a partir de exercícios poéticos coletivos, propostos pela professora Marli Marangoni. Na interatividade do momento, os alunos puderam sentir a potencialidade artística e cultural da proposta e a possibilidade de aturarem como coautores do livro em andamento.
O projeto 130 + 1 – Bento Gonçalves em preto & branco é uma iniciativa do jornalista Fabiano Mazzotti, e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves (SMED). O projeto objetiva valorizar a produção escrita de estudantes do município e estimular a leitura. Para tanto, alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de Bento Gonçalves foram convidados a elaborar textos poéticos sobre fotografias que registram elementos e espaços encontrados no município. O resultado será um livro com 131 fotos, acompanhadas por textos de 130 estudantes das escolas participantes do projeto, a ser lançado na Feira do Livro municipal, a realizar-se entre os dias 6 e 17 de outubro.
O trabalho nas escolas está em andamento desde o final de março, quando a proposta foi apresentada aos professores, que passaram a conduzir leituras, análises e exercícios de escrita de textos poéticos junto aos seus alunos. A relação entre as palavras e a visualidade também tem recebido olhares por parte dos professores e alunos, pois, até a próxima sexta-feira, dia 09, o autor Fabiano Mazzotti entregará, a cada turma de alunos, a fotografia a partir da qual serão produzidos os textos.
No decorrer desse processo, a expectativa é mobilizar os estudantes e ampliar suas possibilidades de interação social e cultural, favorecendo o fortalecimento do seu vínculo identitário para com o espaço em que vivem e incentivando o exercício da leitura e da escrita.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: SMED / Divulgação
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul