Projeto literário Clube de Assinaturas Dom Quixote finaliza atividades com escolas do município

Na última quarta-feira, 30, foi realizada a live de encerramento do projeto Clube de Assinaturas Dom Quixote, envolvendo sua idealizadora, Eunice Pigozzo; o secretário de Cultura, Evandro Soares; a secretária de Educação, professora Adriane Zorzi; representantes da Fundação Marcopolo, André Wagner e Rafael De Boni; representantes da Ortha Branding, Daiane Baldo, Daniela Bernardi e Laís Vignatti; e com a escritora Christina Dias. O momento teve como objetivo a apresentação de resultados quantitativos e qualitativos do projeto e foi prestigiado por autores e comunidade em geral, além de professores, familiares e equipes diretivas das escolas envolvidas.

Fomentar o acesso e o incentivo à leitura oferecendo leituras qualificadas para o público infantil junto às famílias foram objetivos norteadores do projeto que contemplou 450 famílias de estudantes com 900 kits literários (relativos a dois meses do Clube de Assinatura) do 3º ano do Ensino Fundamental de 11 escolas municipais, priorizando comunidades de maior vulnerabilidade social. Além do público diretamente envolvido nas ações, os organizadores estimam que quase 10.000 pessoas foram impactadas por publicações relativas ao projeto nas redes sociais, dado que denota o alcance da proposta na promoção da leitura e da cultura.

As ações iniciaram em abril, com a apresentação da proposta às equipes diretivas. Nos meses de abril e maio, as famílias do terceiro ano foram contempladas com um kit por mês, contendo: o livro do mês, a Aventura da Vez (propostas de atividades interativas destinadas à exploração da leitura) e o Mapa Literário (direcionado aos pais, com orientações sobre o texto e ilustrações, biografia e dicas de mediação leitora).

Além desses materiais, chegaram às famílias vídeos dos autores participantes do projeto, a fim de tornar esse momento de leitura mais efetivo e prazeroso. As escolas envolvidas também foram contempladas com um kit contendo o conjunto de obras que integraram o projeto para o acervo de suas bibliotecas. Em clima de festa, as escolas envolvidas acolheram os livros e propostas de leitura, intermediaram o diálogo entre Projeto e famílias, aproveitaram a oportunidade para desenvolver leituras junto aos alunos contemplados e manifestaram entusiasmo e encantamento pela experiência possibilitada.

“No meu ponto de vista, o mais importante foi a disponibilidade das obras literárias para as crianças, pois muitas delas não conseguem adquirir por dificuldades financeiras. O trabalho orientado realizado com as crianças, com certeza, instigou-os na aventura literária proposta e, também, a leitura pelo prazer de ouvir uma bela história”, destaca a diretora da EMEF Professora Liette Tesser Pozza, Ivanete Rosa Trevisan Dal’Osto.

“O kit proporcionou uma vivência incrível para as crianças, desde eles souberem que teriam um livro somente seu, sem empréstimo, já foi contagiante. Os materiais disponibilizados, tanto físicos como digitais, foram excelentes, com certeza foram pensados com muito cuidado e atenção, pois preencheram todos os requisitos para a idade em que foram elaborados. As crianças amaram!”, ressalta a diretora EMEF Anselmo Luigi Piccoli, Janete Maria Sachet.

O encerramento do projeto foi permeado pela emoção dos participantes, que salientaram a importância da leitura e do fomento à arte e à cultura. A secretária de Educação, Adriane Zorzi, destacou as contribuições do projeto para o atendimento à meta de formar leitores, tão cara ao trabalho escolar, bem como o lugar da família nesse processo formativo. Os envolvidos também sublinharam a alegria, o afeto e a interatividade que permearam os momentos de leitura em família, em torno do livro e da leitura. Pelo seu cunho transformador e pela sua relevância social, fica no ar uma perspectiva de continuidade a essas ações, para que mais famílias sejam presenteadas com oportunidades de fantasia e deleite, no contexto da leitura.

O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, salienta que “o projeto Clube de Assinatura Dom Quixote é um ato de cidadania e um exemplo a ser seguido. Faz-se necessário cada vez mais ações como esta que democratiza o acesso aos produtos culturais. O livro e a leitura são essenciais para a formação do cidadão, pois incentiva a ter espírito crítico e amplia a visão de mundo”.

Escolas Municipais de Ensino Fundamental participantes: Fenavinho, Profª Maria Benini, Princesa Isabel, Profª Maria Borges Frota, Ouro Verde, Prof. Félix Faccenda, Profª Liette Tesser Pozza,  Senador Salgado Filho, Aurélio Frare, Prof. Agostino Brun e Anselmo Luiggi Piccoli.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Projeto Clube de Assinaturas Dom Quixote / Divulgação

error: Conteúdo Protegido