Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai reúnem enólogos em live dia 14 de julho para falar da qualidade, diversidade, desafios e curiosidades da última colheita da uva
O vinho tem o poder de aproximar as pessoas, mesmo que à distância, fazendo o longe virar perto. Nem mesmo a pandemia do Coronavírus impediu que Associações de Enólogos de seis países latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Peru e Uruguai, realizassem um encontro histórico. Pela primeira vez, profissionais do setor vitivinícola dessas seis nacionalidades estarão reunidos para falar das características da última safra. Este encontro on-line será realizado dia 14 de julho, através do canal da Associação Brasileira de Enologia (ABE) no Youtube, a partir das 19h no horário de Brasília (19h na Argentina, Brasil e Uruguai; às 18h na Bolívia e no Chile e às 17h no Peru). É o ‘Directo del Viñedo Vendimia 2021 en Latinoamerica’.
Serão 12 profissionais, dois de cada país, mediados pelo enólogo uruguaio Fernando Pettenuzzo, coordenador do grupo G4, que estará em estúdio montado em Bento Gonçalves, cidade sede da ABE, onde o presidente, enólogo André Gasperin, e o conselheiro Juliano Perin, estarão juntos nesse fórum digital sem fronteiras. O papo poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no assunto, podendo conhecer as peculiaridades de cada terroir. “Ver nascer um projeto tão transformador e significativo para ambos os seis países é como ver nascer um vinho. E que ele tenha vida longa para poder ser degustado por muito tempo por todos que apreciam este universo”, destaca Gasperin.
A inspiração para a iniciativa veio do ‘Direto do Vinhedo – Safra 2021’, realizado pela ABE também no formato on-line no dia 29 de abril. A entidade reuniu nove enólogos e agrônomos de diferentes regiões produtoras para falar do desempenho da colheita da uva. O resultado superou as expectativas e o projeto foi compartilhado com o G4, bloco criado em 2012 para trabalhar em torno de objetivos comuns, unindo as Associações Nacionais de Enólogos da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai. De lá para cá, todos seguiram cumprindo agenda itinerante nos quatro países e agora com a promoção deste encontro o grupo resolveu convidar a Bolívia e o Peru, formando o G6 – Grupo de Enólogos de Latino-américa.
Pettenuzzo comenta que o evento poderá ser acompanhado por qualquer pessoa interessada no assunto. “Pela primeira vez na história, integrantes do setor vitivinícola latino-americano e amantes do vinho, terão a possibilidade de interagir com profissionais de seis países e conhecer em primeira mão informações de como se deu a vindima 2021. Um acontecimento sem precedentes, que marcará um ponto de partida na vitivinicultura latino-americana e na coordenação e cooperação entre os enólogos deste continente”, enfatiza o coordenador.
A proposta, além de fortalecer e promover a vitivinicultura latino-americana, também quer mostrar a diversidade e a qualidade da produção, especialmente em relação a investimentos nos vinhedos e como isso reflete diretamente na excelência dos vinhos. Se por um lado o encontro oportunizará a troca de experiências no ambiente técnico, por outro dará subsídios aos consumidores, antecipando tendências e tipos de produtos que irão chegar ao mercado daqui para frente. O evento tem o patrocínio da Fermentis by Lesaffre, que desenvolve, produz e comercializa leveduras inovadoras enológicas.
SERVIÇO
O que? Directo del Viñedo Vendimia 2021 en Latinoamerica
Quando? 14 de julho de 2021
Horários:
Argentina, Brasil e Uruguai – 19h
Bolívia e Peru – 18h
Chile – 17h
Onde? Canal da ABE no youtube
PARTICIPANTES:
ARGENTINA
ABEL FURLÁN – Presidente da Associação de Profissionais em Enologia e Alimentos da Argentina (Apeaa)
MIGUEL CODATTO – Diretor da Apeaa
BOLÍVIA
GERARDO AGUIRRE ULLOA – Presidente da Associação Nacional de Enólogos da Bolívia (ANEB)
FERNANDO GALARZA CASTELLANOS – Gerente da Associação Nacional de Indústrias Vitivinícolas (ANIV)
BRASIL
ANDRÉ GASPERIN – Presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE)
JULIANO PERIN – Diretor e Conselheiro da Associação Brasileira de Enologia (ABE)
CHILE
ADRIANA CERÓN ARAYA – Presidente da Associação Nacional de Engenheiros Agrônomos Enólogos de Chile
SERGIO HORMAZÁBAL – Criador do grupo colaborativo Maiporigen do Vale del Maipo
PERU
JOSÉ CARLOS FALCONÍ MOYANO – 1º Membro da Associação Peruana de Enólogos
ALAN WATKIN SEJURO – Presidente do Comitê Vitivinícola da Câmara de Comércio e Indústria de Ica
URUGUAI
RICARDO CABRERA – Presidente do Instituto Nacional de Vitivinicultura – Vinhos do Uruguai (Inavi)
EDUARDO BOIDO – Doutor em Enologia, professor da Escola de Vitivinicultura do Uruguai e diretor técnico da Bodega Bouza
Mediação: FERNANDO PETTENUZZO, enólogo uruguaio Coordenador do grupo G4
Fonte: ConceitoCom Brasil
Foto: Divulgação
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes