Na manhã desta terça-feira, 29, no Distrito de São Pedro, ocorreu a cerimônia de entrega para a comunidade de Bento Gonçalves do restauro da Casa da Cultura e da Memória Merlin. Edificada no fim do século XIX, a Casa é um Patrimônio Histórico do município instituída em 2012, por meio da Lei nº 5.416, sendo a maior da região em pedra basalto. Possui 43 aberturas, três pavimentos e um total de 400m² de área construída. O valor do restauro foi de R$ 1,2 milhão.
Agora, a Casa da Cultura e da Memória Merlin conta com espaços para exposições temporárias sobre imigração italiana; memorial da Família Merlin e sobre o processo de construção da propriedade; sede da Associação Caminhos de Pedra; local para realizar atividades culturais de grupos folclóricos; e guarda do acervo das famílias de descendentes dos imigrantes italianos que será contemplada com a instalação de uma reserva técnica, uma sala de restauração e de pesquisa.
“Eu tenho retornado seguidamente a Bento Gonçalves porque iniciativas de preservação da memória e do patrimônio para o Governo do Estado são uma alegria. Para nós é muito importante perceber que os municípios fazem uso do sistema da nossa Lei de Incentivo à Cultura para viabilização de ações que preservam as diferentes culturas do Rio Grande do Sul tornando nosso Estado cada vez mais atraente para os visitantes e cidadãos gaúchos continuarem a desenvolver suas atividades criativas”, destaca a secretária estadual da Cultura, Beatriz Araújo.
O prefeito Diogo Siqueira falou sobre a importância da obra para o município. “Essa é uma que valoriza a nossa cultura, o início de Bento Gonçalves, que foi aqui nos Caminhos de Pedra. Agradecemos ao Governo do Estado, todas as empresas que participaram do programa e também a Associação Caminhos de Pedra. Essa obra valoriza todo município e cada um dos cidadãos que migraram para esta terra próspera, que vai crescer cada vez mais”.
“A inauguração da Casa da Cultura e da Memória Merlin é salutar para Bento e região, pois valoriza o nosso patrimônio cultural edificado e o roteiro rural, turístico e cultural no Caminhos de Pedra. Também destaco a questão da descentralização da cultura Italiana nos distritos. Será um equipamento cultural que irá dar continuidade aos valores, saberes e fazeres daquilo que simboliza no tempo e espaço as características de um povo”, salienta o secretário municipal de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes, do Conselho Municipal de Cultura e do Codic/Amesne, Evandro Soares.
“Todos os familiares fizeram um exercício de desprendimento e a entregaram para o tombamento. A história está aqui para ser contada, pois faz parte da construção da Cultura Italiana”, diz um dos herdeiros da família, Alcides Pedro de Melo Merlin.
“É um orgulho vermos concretizado o projeto que iniciamos em 2017. De lá para cá conquistamos a confiança dos patrocinadores que acreditam no valor histórico que a Casa Merlin tem para o munícipio. O restauro é história, é um legado que vamos deixar para o futuro”, afirma a presidente da Associação Caminhos de Pedra, Maristela Lerin.
Os convidados foram recepcionados pelo quarteto de cordas do Instituto Tarcísio Michelon e contou com a presença de representantes da Oltramari Arquitetura, empresa responsável técnica e pela execução da obra e da gestora cultural, Cristina Seibert Schneider.
A reabilitação da Casa da Memória Merlin foi realizada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e tem como patrocinadores Malharia Anselmi, Cavaletti Cadeiras Profissionais, Válvulas Automotivas, Orquídea, Pro Marmo Comércio de Mármores, Supermercados Grepar, Vinhos Don Laurindo, Limpacto Comércio de Produtos de Limpeza e Casa di Paolo.
Mais informações pelo fone (54) 3455.6333, pelo site da Associação Caminhos de Pedra: https://www.caminhosdepedra.org.br/ ou pelas redes sociais dos Caminhos de Pedra (Instagram, e Facebook).
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Fotos: Rodrigo De Marco / Divulgação
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves nessa sexta-feira, dia 29
Bento: ouvidoria passa contar com novo número de atendimento
Alunos da EMI Mamãe Coruja concluem o curso de pequenos agentes