Na última sexta-feira, 25, foi comemorado o Dia do Imigrante. A data alude as diversas etnias que saíram de suas terras para buscar um lugar para melhor viver. Nesta odisseia, nem sempre expressa em alegrias, emerge uma série de narrativas onde a garra, a força e o sentimento de vencer revelam o verdadeiro patrimônio de um povo que precisou fixar suas raízes em algum lugar no mundo.
Dessa forma, o imigrante começou a construir uma nova história e esta está evidenciada em bens culturais materiais e imateriais. De acordo com a museóloga da instituição, Deise Formolo, “muitas vezes, no nosso cotidiano, não percebemos, não notamos, que o que está ao nosso redor faz parte de um legado. Sãos prédios, ruas, modos de fazer um alimento, o jeito de costurar uma peça de vestuário, o sotaque do dialeto. São características que transmitem modos de expressão, de se estar no mundo. É isso é cultura, é um bem patrimonial, de natureza material ou imaterial”.
Atividades de Educação Patrimonial
Como uma extensão do projeto “Laços Patrimoniais: Construindo um Inventário Colaborativo para Bento Gonçalves”, o Museu do Imigrante está lançando atividades sobre Educação Patrimonial que traz diferentes olhares sobre a história do município, demonstrando um processo ativo de construção cultural entre as gerações.
As atividades ampliam a compreensão da história de Bento Gonçalves de forma lúdica, pedagógica e informacional e podem ser realizadas de forma online ou serem retiradas no Museu do Imigrante. A proposta das atividades parte de uma metodologia de percepção sensorial, exploração e apropriação do bem cultural. Assim, estimula-se a reflexão e o espírito crítico.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta a figura do imigrante como o ponto de partida para a Educação Patrimonial: “é por meio dele que podemos constatar a continuidade cultural da vida. E as atividades no remetem num diálogo aberto onde o passado e o presente estão numa permanente dinâmica de transmissão de gerações”.
Confira as atividades
Tour no Museu – No início do mês foi publicado uma nova edição do Tour do Museu. Nesse vídeo, o visitante pode conhecer, de forma dinâmica, alguns aspectos da parte expositiva da instituição. Assista o vídeo no canal de Youtube do Museu do Imigrante de Bento Gonçalves.
Descobrindo ruas, estradas e rotas de Bento Gonçalves – publicações mensais com informações sobre a história de estradas, ruas e rotas aqui do município, onde muitos resultados da pesquisa sobre o “Laços Patrimoniais”. As publicações ocorrem nas redes sociais da instituição: Instagram, Facebook e YouTube.
Essa atividade online se assemelha com a linguagem das histórias em quadrinhos. A apresentação dos conteúdos segue um modelo de diálogo com os públicos, uma conversa entre pessoas em tempos históricos distintos.
Porão do Museu, o retorno – No final de junho, o podcast do Museu terá nova edição e contará com a participação de Juliana Grando Peixoto, que faz parte da equipe da instituição de forma voluntária. Na ocasião, serão debatidos temas sobre acessibilidades para os públicos do Museu do Imigrante.
Materiais educativos – No mês de junho o Museu do Imigrante retorna com o empréstimo, aos espaços educativos e culturais de Bento Gonçalves, de seus materiais educativos como Caixas de memória, Twister do Patrimônio, Exposições itinerantes e jogo “História e Memória – Bento Gonçalves”.
Para ter acesso aos materiais é necessário agendar a retirada na instituição por meio do telefone/WhatsApp: (54) 3771-4230 ou e-mail museudoimigrante@bentogoncalves.rs.gov.br ou museudoimigrantebg@gmail.com
Sobre o empréstimo de materiais educativos e ações e prevenção ao coronavírus, o Museu do Imigrante orienta a higienização individual das mãos com álcool gel antes do manuseio em cada peça. Ao voltar para o Museu os itens serão higienizados e novamente disponibilizados.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social de Bento Gonçalves
Fotos: Museu do Imigrante / Divulgação
Aapecan lança campanha “Verão Laranja” para Prevenção do Câncer de Pele
Menina de 4 anos é morta pela irmã em Santa Catarina
Em reunião, presidente do Legislativo discute ações de segurança pública com o Poder Executivo de Bento Gonçalves