Evento deverá ter participação de 35 mil estudantes de 600 escolas em quatro estados e faz parte do calendário nacional das Olimpíadas do Conhecimento
Estão abertas as inscrições para a 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), promovida através do Programa de Eficiência Energética da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, em parceria com as distribuidoras RGE, Coelba, Enel e EDP. A RGE, empresa do Grupo CPFL, é a única do Sul do Brasil a participar. Foi escolhida por já possuir programas semelhantes ao conceito da Olimpíada, como o Caravana RGE, Educar e Transformar e, agora, RGE nas Escolas. A ONEE faz parte do calendário nacional das olimpíadas do conhecimento.
A Olimpíada é um projeto piloto organizado pelas concessionárias, através do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL, e será implementado nos estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo e na área de abrangência da RGE no Rio Grande do Sul. A ONEE está disponibilizando ainda, um curso de formação totalmente gratuito para os professores e para alunos, no qual serão abordados conteúdos relacionados à eficiência energética. O objetivo é fazer com que os estudantes tenham acesso a essas informações,e assim possam priorizar ações que façam o uso racional da energia, além de estarem preparados para os desafios e provas.
Os alunos cumprirão desafios e provas para testar o conhecimento sobre eficiência energética. A primeira etapa serão os desafios e a segunda a prova, ambos on-line, no mês de agosto. Obrigatoriamente o aluno deve realizar as duas etapas.
Premiação – A ONEE é um evento destinado a disseminar o papel da eficiência energética por meio da divulgação desta temática e educar para o consumo consciente de energia elétrica. Ocorrerá, inicialmente, nas escolas de Ensino Fundamental, nas suas séries finais (8º e 9º anos), para assim, estimular hábitos sustentáveis que possam contribuir para o uso eficiente da energia elétrica em território nacional e agregar as aprendizagens no campo de Ciências da Natureza e suas tecnologias, segundo as orientações da Base Nacional Comum Curricular.
Estudantes e professores serão premiados. Os quatro alunos de cada estado com a melhor classificação receberão notebooks e outros quatro notebooks serão entregues aos professores, um de cada estado. Além disso, serão distribuídas entre os alunos aproximadamente mil medalhas de ouro, prata e bronze, e certificados de menção honrosa a 50% dos participantes, além de uma bolsa de estudo para o melhor estudante classificado de cada estado. Os detalhes podem ser observados no regulamento, no site da Olimpíada.
Curso – Os professores das escolas participantes poderão realizar curso de formação totalmente no formato digital sobre eficiência energética, abordando conceitos de energia, geração de energia elétrica, histórico, desenvolvimento e eficiência dos sistemas produtores e consumidores de energia elétrica.
Para participar do curso basta o professor acessar o site da ONEE – http://www.onee.org.br – e seguir o passo a passo para a inscrição. Após inscrito, terá acesso ao sistema do curso, que será gratuito.
Qualquer estabelecimento de ensino das áreas citadas poderá se cadastrar gratuitamente para participar da Olimpíada. É necessário apenas preencher a ficha de inscrição no mesmo site.
No Rio Grande do Sul serão atendidas pelo menos 212 escolas, 212 professores e 9.290 estudantes. Em todos os estados onde a ONEE ocorrerá serão 35 mil alunos e 600 escolas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da RGE
Foto: Reprodução
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro