Na segunda metade de maio, a Biblioteca Pública Castro Alves lançou o projeto “Histórias para quem tem história”. Coordenado pela orientadora educacional e funcionária da instituição, Cláudia Benatto, o projeto contempla o público da Melhor Idade e iniciou suas atividades na Praça CEU, na parte da tarde, de forma quinzenal. Agora, ele está sendo ampliado para outros grupos, que também participam de atividades da Secretaria de Esportes e Assistência Social (SEDES) dos bairros Fátima, São Roque, Cohab e Tuiuty, contemplando, aproximadamente, 100 pessoas.
Com metodologia baseada no Círculo de Construção de Paz, o projeto proporciona momentos de escuta, de debates e troca de experiências, por meio do livro ou autor/autora selecionado. E a primeira obra selecionada pelo grupo foi Feliz por Nada, compilação de crônicas de Marta Medeiros: “apresentei ela aos grupos e a ideia foi super aceita. A Marta Medeiros nos representa, e muito bem. Os textos dela são alto astral, motivador, questionador e instigante. Próprio para ampliarmos nossa compreensão de mundo já que o que ela escreve reflete em muitas das frequentadoras de nosso projeto”, afirma Cláudia.
As senhoras receberam um material, devidamente higienizado, contendo um diário de trabalho e mensagem de autoconhecimento. No final do ano serão recolhidos os diários e será montado um e-book com os relatos e reflexões delas. O coordenador da Praça CEU, Clóvis Prates, salienta a boa recepção do “Histórias para quem tem história”: “o público está curtindo muito o projeto e estão convidando outras para integrar ou formar novos grupos. É uma atividade que promove um bem-estar para o coração e para a mente”.
“É um projeto que privilegia a figura da Melhor Idade e a empatia por este público. Por meio dele, vamos conhecer melhor seus anseios, seus sonhos, suas histórias de vida. Esta ação cultural permite uma ressignificação de seus papéis dentro da sociedade”, ressalta a bibliotecária Paula Porto.
O projeto é realizado de acordo com as normas sanitárias de combate ao contágio ao Coronavírus como distanciamento, álcool em gel, máscara e luvas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Fotos: Biblioteca Pública Castro Alves / Divulgação
Adesão ao Mutirão de Negociação Financeira vai até este sábado, dia 30
Missa em Carlos Barbosa marca o início do trabalho do Setor Juventude da Região Pastoral de Garibaldi
Casa das Artes recebe o 19º Festival de Cinema Italiano neste domingo, a partir das 15h