Nas últimas semanas, ocupação média é de 90%
O Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, em Caxias do Sul, reabriu seis leitos de UTI devido ao aumento da demanda de pacientes Covid e de doenças de inverno. Com isso, o Hospital dispõe, atualmente, de 68 leitos para terapia intensiva – a instituição já chegou a ter 78 leitos de UTI nos últimos meses. Atualmente, a taxa de ocupação tem sido, em média, de 90%. “Apesar da alta ocupação, estamos conseguindo absorver este aumento de demanda”, afirma o diretor-técnico do Complexo Hospitalar, Dr. Márcio Valin.
Os trabalhos realizados pela cooperativa desde o início da pandemia demonstram que ter a estrutura e a equipe da Unimed à disposição faz diferença, já que, com ela, é possível poder contar com rapidez e eficiência nos atendimentos. Desde março de 2020, a operadora de planos tem criado forças-tarefa para poder oferecer, sempre, a melhor Medicina. Prova disso é que, ao longo desse período, foram abertos até 58 novos leitos de UTI, que se somaram aos 20 já existentes antes do início da pandemia. Um aumento que exigiu a contratação de 200 novos profissionais, entre médicos e funcionários técnicos da linha de frente, que se revezam para atender exclusivamente os pacientes das internações clínicas em suas diferentes complexidades, nas 24 horas do dia, sete dias por semana. Além disso, foram criadas estruturas exclusivas para atendimentos a pacientes com sintomas de síndrome gripal em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha.
“A pandemia está exigindo de nós uma movimentação diária constante. Todos os dias, precisamos rever número de leitos, equipamentos, medicamentos e equipes, a fim de podermos nos ajustar à realidade, que muda muito dia a dia. Para estarmos sempre prontos, não medimos esforços nem investimentos. Desde o começo da pandemia, até maio de 2021, investimos em torno de R$ 15 milhões, considerando estrutura, equipamentos, medicamentos e equipes”, contabiliza o presidente da Unimed Nordeste-RS, Dr. Ronaldo Mattia.
“A população esperava esse retorno da Unimed, e por isso sabíamos que nossa responsabilidade era grande. Enquanto recebíamos informações de que em outras partes do país e do mundo estruturas estavam em colapso, conseguimos manter a qualidade do nosso atendimento mesmo nos piores dias”, salienta o atual vice-presidente, Dr. Marcelo Frigeri, que ocupou a presidência da cooperativa de março de 2017 a março de 2021. Conforme ele, apesar de a cooperativa também ter enfrentado dificuldades, ela não deixou de atender nenhum beneficiário no Complexo Hospitalar Unimed, um serviço de referência não apenas para Caxias do Sul, mas também para toda a região, visto que beneficiários de outros municípios são encaminhamos para essa estrutura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Unimed Nordeste RS
Foto: Paquito Herrera / Divulgação
Campus-Sede da UCS sedia Simpósio Serrano de Meliponicultura neste final de semana
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday