Com Banco de Leite, Masterplan tem uma das primeiras ações concluídas na área da saúde

O primeiro passo para Bento Gonçalves reduzir o número de doenças e os riscos de morte, uma das diretrizes previstas no Masterplan do município, foi concretizado. O Hospital Tacchini inaugurou em maio o Banco de Leite Humano Ama Tacchini, importante estrutura para auxiliar na redução da mortalidade infantil por doenças comuns na infância e também na recuperação de enfermidades. Com o espaço, todos os bebês internados na UTI Neonatal do hospital que não puderem receber o alimento das próprias mães terão acesso ao leite materno. A estrutura foi construída em parceria com o Rotary Bento Gonçalves, responsável pela doação dos equipamentos.

O alimento é tão importante que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que essa seja a única alimentação do bebê em seus seis primeiros meses de vida. A entidade também orienta que o líquido entre na dieta da criança como complemento alimentar até pelo menos os dois anos de idade. Com isso, as necessidades nutricionais da criança ficam supridas e contribui, ainda, para o desenvolvimento cognitivo dos bebês. Além disso, o leite materno ajuda na formação do sistema imunológico, na prevenção de alergias e de infecções respiratórias, na diminuição do risco de hipertensão e diabetes, entre outros. Os benefícios também se estendem às mamães. Ao amamentarem, elas reduzem as chances de desenvolverem câncer de mama e o risco de hemorragia e anemia pós-parto, por exemplo.

As mamães que estão amamentando podem ser doadoras em potencial de leite. Para saber mais e contribuir, entre em contato pelo telefone (54) 3055-0303. O leite é analisado pelo hospital, que avalia aspectos como volume e quantidade de gordura. Depois de passar por um controle de qualidade, é pasteurizado e congelado, podendo ser utilizado em até seis meses.

O Banco de Leite é uma ação colocada pela Câmara Técnica da Saúde do Bento+20, conselho formado por representantes de 28 entidades para pensar a Bento do futuro. Eles foram responsáveis por desenvolverem o Masterplan da cidade, um documento com 90 diretrizes e 397 ações em 10 áreas para serem implantadas em Bento Gonçalves até 2040.

 

Fonte: Exata Comunicação
Foto: Divulgação

error: Conteúdo Protegido