12 de junho – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil. É muito comum nessa data a troca de cartões e presentes especiais entre namorados, que aproveitam para celebrar sua união e agradecer o companheirismo e a dedicação entre ambos durante o ano todo. Muitos casais viajam ou planejam um jantar especial.

Fora do Brasil, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, o Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro, data também conhecida como Dia de São Valentim (Valentine’s Day).

Normalmente, nesta data os namorados expressam todo o amor e carinho que sentem um pelo outro com declarações de amor, poemas, contos, frases e mensagens.

Por que no Brasil o Dia dos Namorados é em 12 de junho?

A data é comemorada no dia 12 de junho, véspera do dia 13, Dia de Santo Antônio, conhecido por ser um santo português casamenteiro.

Santo Antônio é conhecido como protetor dos noivos, e é tradição em Lisboa celebrar um casamento coletivo no dia 13 de junho, na própria Igreja onde Santo Antônio nasceu.

14 de fevereiro: Valentine’s Day

Ao contrário do Brasil, muitos países no mundo celebram o dia dos namorados em 14 de fevereiro, data que homenageia São Valentim, por isso se referem ao dia como Valentine’s Day.

Segundo relatos, o padre Valentim ficou conhecido por celebrar casamentos em sigilo em Roma enquanto mesmo sob proibição do Imperador Claudio II, no século III, com a justificativa que homens solteiros seriam melhores combatentes visto que os casados já não queriam mais se arriscar.

Por defender o amor e a união dos casais perante Deus, São Valentim foi julgado e condenado a morte. A sua execução foi realizada em 14 de fevereiro de 269 d.C. e ele foi declarado santo pelo Papa Gelásio em 496.

Ideias para deixar um solteiro feliz no Dia dos Namorados

solteira feliz

Os solteiros não precisam ficar tristes, entediados ou entrar em “depressão” no Dia dos Namorados. Até porque, como diz o ditado: “Melhor estar sozinho do que mal acompanhado“.

Muitas vezes, as pessoas estão em relações tóxicas, abusivas, ou simplesmente onde não existe mais amor. Nesses casos, o melhor a fazer é seguir sua vida sozinho(a), curar as feridas emocionais e ficar em paz para quando acontecer outro amor, poder vivenciá-lo da melhor maneira.

Mesmo sem ter a companhia de um namorado ou namorada, esse dia pode ser uma data bastante divertida para os solteiros. Basta ter criatividade e, acima de tudo, amor próprio.

Entre várias sugestões de atividades para os solteiros fazerem no Dia dos Namorados, destacamos algumas:

  • Reunir seus amigos(as) solteiros(as) e fazer um divertido jantar em casa;
  • Ir ao cinema ver um filme (que não seja romântico);
  • Ir ao spa ou salão de beleza;
  • Dedicar-se ao seu hobby favorito (jogar vídeo game, ler um livro, ver filmes, pintar e etc);
  • Sair com amigos ou amigas solteiros(as);
  • Visitar um parente que você não vê há muito tempo;
  • Acampar e fugir dos centros urbanos repletos de mensagens e referências ao Dia dos Namorados.

Acima de tudo, faça algo que te faça feliz!

 

Fonte: Calendarr

error: Conteúdo Protegido