A horta comunitária da Praça CEU começou a ganhar forma. Nesta semana, a coordenação iniciou a instalação da cerca, a demarcação dos canteiros e o plantio de legumes e verduras no terreno que possui 10m de largura x 15m de comprimento. A equipe semeou cenoura beterraba, manjericão, salsa, salsão, alface mimosa, alecrim, sálvia, rabanete, radicci, e, agora, só é preciso esperar o tempo de germinação de 60 dias.
O coordenador da Praça CEU, Clóvis Prates, fala sobre o projeto. “Estamos concretizando uma ação que vai trazer muitos benefícios para a comunidade em torno. Assim, vamos promover ações de inclusão social para se alcançar objetivos de bem-estar social, nutritivo e cultural, objetivando um ideal sustentável que possa difundir o consumo consciente de alimentos saudáveis”.
A coordenadora do Centro de Referência da Assistência – CRAS I, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social, Débora Fin, destaca que “o CRAS oferta o benefício eventual de alimentos, que possuí Legislação Específica, não tendo relação com a Horta Comunitária. O projeto ainda se encontra em andamento, mas com a implementação iremos pensar como irá se organizar a sistemática dos encaminhamentos dos usuários que acessam o órgão”.
Futuramente, em conjunto com o CRAS e uma nutricionista da Prefeitura, será implantado um projeto paralelo orientando a população sobre a importância dos alimentos in natura para a saúde e ensinando técnicas de cultivo. Além disso, serão realizadas palestras com engenheiros ambientais e outros nutricionistas com orientações relevantes sobre a horta e a saúde da população de forma geral.
“A Horta Comunitária vai ser mais uma ferramenta de troca social entre a Praça CEU e a comunidade além de possibilitar um debate sobre a necessidade de conscientização em relação à alimentação saudável e acessível”, completa o secretário de Cultura, Evandro Soares.
A execução do projeto da Horta Comunitária está sendo feita de acordo com as normas sanitárias vigentes de enfrentamento à pandemia causada pela Covid-19 e o usufruto do que será produzido também passará por um rígido processo de higienização e distribuição.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Fotos: Jose Martim Estefanon / Divulgação
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro