Pesquisa da Fecomércio-RS mostra nova alta no percentual de famílias endividadas, mas inadimplência continua baixa e em queda 

PEIC-RS aponta que o baixo comprometimento da renda com dívidas pode estar explicando comportamento da inadimplência 

A quinta edição de 2021 da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência da Fecomércio-RS (PEIC-RS) registrou que 75,0% das famílias gaúchas possuem dívidas. A pesquisa mostra um novo crescimento desse percentual, que no mês anterior havia registrado 73,2% e em maio de 2020 61,0%. Apesar do aumento, o quadro não preocupa tendo em vista o bom desempenho dos indicadores de inadimplência.

Conforme a pesquisa, o percentual de famílias com contas em atraso foi de 20,1% em maio. Esse foi o menor resultado desde maio de 2019 quando o percentual foi de 19,1%. Ainda, o percentual de famílias que possuem contas em atraso, mas que afirma não terem condições de quitarem suas dívidas no próximo mês, foi de apenas 5,7%, menor resultado desde março de 2019.

Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, a redução da renda em virtude do comportamento do mercado de trabalho, a pressão inflacionária sobre o orçamento das famílias e a grande incerteza quanto ao futuro acaba estimulando que mais pessoas venham a utilizar crédito, mas, também provoca um comportamento mais responsável na assimilação de novas dívidas. A atividade econômica em processo de recuperação e ainda ameaçada por novas restrições impostas por possíveis agravamentos da pandemia impede uma retomada mais consistente do consumo, tornando o consumidor mais cauteloso.

Entretanto, Bohn ressalta que a conjuntura benigna da inadimplência pode ser alterada nos próximos meses uma vez que as taxas de juros estão em trajetória de alta. “Os indicadores de endividamento e inadimplência não nos causam, por ora, preocupação. Isso é algo extremamente positivo num cenário de tantas incertezas como o que vivemos. Mas, precisamos nos manter atentos. Juros mais altos sempre tendem a refletir na inadimplência”, concluiu o presidente.

Veja aqui a análise completa da PEIC.

 

Fonte: Usina de Notícias Comunicação Corporativa
Foto: Reprodução

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