Garibaldi registrou no início do mês de maio, um caso importado de zika vírus. De acordo com o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, trata-se de um homem estrangeiro que estava visitando parentes em Garibaldi. De acordo com relatos, o mesmo esteve em viagem a Santa Catarina, duas semanas antes do início dos sintomas.
O paciente foi atendido no Posto de Saúde Central com cefaleia, dores musculares, abdominais, nas articulações, febre e dor retro orbital. Após exames verificou-se que o mesmo estava com zika vírus.
“O paciente foi atendido, orientado e passa bem. Já não estando mais em período de transmissão”, informa a médica responsável pelo setor, Dra. Luana Cignachi Rossi.
Os agentes da dengue estiveram visitando a família do paciente, verificando possíveis focos do mosquito transmissor no local e arredores. E seguem monitorando o paciente e a área, assim como os outros bairros do Município.
O último caso importado, registrado em Garibaldi foi em 2016, de uma pessoa que esteve em viagem para o Mato Grosso.
“É importante que a população se mantenha atenta, redobrando os cuidados para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A orientação é que os moradores mantenham caixas d´água, poços, barris, lixeiras e outros depósitos de água bem fechados”, ressalta a Dra. Luana Rossi.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Garibaldi
Foto: Reprodução
Campus-Sede da UCS sedia Simpósio Serrano de Meliponicultura neste final de semana
Ação do DMT de Bento forma pequenos agentes da EMI Mamãe Coruja
Procon-BG alerta para golpes envolvendo a Black Friday