Escolas públicas e privadas de mais de 40 municípios da região estão sendo notificados para adotar medidas de prevenção, contenção e comunicação de casos de Covid-19
O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Estadual (MPE) expediram recomendação conjunta para mais de 40 municípios da Serra Gaúcha com medidas que garantem a segurança de profissionais da Educação e dos estudantes quanto ao contágio pelo novo coronavírus. Escolas privadas também estão sendo notificadas.
A recomendação objetiva conciliar o retorno às aulas presenciais, autorizado por decreto estadual, com medidas de segurança que zelem pela saúde da comunidade escolar. Entre elas, estão a reorganização de turmas, reduzindo o número de alunos por sala, e a observância do distanciamento interpessoal mínimo de 1,5m com máscara ou de 2m sem máscara.
O Município ou a escola privada deverá fornecer e fiscalizar o uso de máscaras PFF2 para todos os profissionais (professores, monitores, auxiliares ou que atuem nos serviços de limpeza, manuseio e manipulação de alimentos, além dos trabalhadores responsáveis pela realização das medidas de vigilância ativa, etc.) que tenham contato com alunos e com o público em geral em ambientes fechados.
Os responsáveis dos estudantes deverão ser comunicados de casos confirmados de coronavírus na turma. Também há medidas de higienização e ventilação e a recomendação de trabalho remoto para trabalhadores dos grupos de risco, definidos pelo Ministério da Saúde.
O documento é assinado pela procuradora do MPT em Caxias do Sul Amanda Fernandes Ferreira Broecker, e pela promotora de Justiça Simone Martini. A situação das escolas será acompanhada pelos dois ramos do Ministério Público. O descumprimento da recomendação sujeita os responsáveis às medidas administrativas e judiciais cabíveis.
Clique aqui para ler a recomendação na íntegra
Fonte: MPT
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro