Estar com uma empresa devidamente registrada no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) significa não apenas ter o empreendimento legalizado com todas as normas sanitárias, mas também diversas vantagens com relação a quem não tem o registro do SIM. Atualmente Bento Gonçalves tem 20 empresas registradas no SIM, sendo que atualmente tem outras duas importantes indústrias aderindo ao serviço. A expectativa é que nos próximos meses a cidade esteja com pelo menos 22 importantes indústrias devidamente cadastradas e em dia com o SIM.
O médico veterinário e coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), da Secretaria da Agricultura, Cristiano Selbach, destaca sobre a importância de uma empresa estar devidamente registrada com todas as normas sanitárias em dia. “Uma empresa que adere ao serviço de inspeção municipal pode manipular os produtos de origem animal. Por exemplo, um supermercado comum não pode fazer temperados, não pode fazer coxinha temperada, bife empanado, pode simplesmente fazer atividades de açougue. Já um estabelecimento que tenha o selo de inspeção municipal pode fazer bife empanado, coxinha temperada. Eles podem temperar essas carnes e transformar em outros produtos, não só carne in natura, além do que mercados não podem comercializar em outros estabelecimentos, e com o serviço do SIM é possível vender em todo o território do município, entregar em restaurantes, comercializar em outras vendas”, destaca.
Ainda segundo Selbach, a empresa registrada no SIM passa por fiscalização constante, a fim de garantir a segurança na qualidade dos produtos comercializados. “É uma segurança enorme para o consumidor, porque o estabelecimento registrado no Sim recebe uma vistoria há cada 15 dias no mínimo, então há cada 15 dias o serviço do SIM passa em cada estabelecimento para verificar as condições de higiene, limpeza, sanitização, condições da matéria prima, condição de temperatura. Essa é uma segurança para o consumidor que adquire um produto com o selo do SIM. E esse produto é para ser um produto seguro, está com a rotulagem nutricional em dia, de alergênicos embalado, com a temperatura de conservação. É um benefício não só para o estabelecimento e gerar mais empregos, mas sim para o consumidor. Esses produtos têm a garantia que são aptos ao consumo humano”.
A produção da família Butelli
Ainda em processo de organização, uma empresa rural localizada no Caminhos de Pedra está pronta para iniciar um projeto novo. Há mais de 30 anos consolidada na produção de frutas, uvas viníferas, para cantina, suco e uvas de mesa, pêssego e ameixas, a Família Butelli irá iniciar um novo projeto enfocando a produção de presunto artesanal, cujo nome é Prosciutto Crudo Artigianale. No segundo semestre o empreendimento começa a ganhar forma, e mesmo sem ter ainda uma data de inauguração, a família já está pensando e se organizando para registrar a empresa no Serviço de Inspeção Municipal.
Rafael Butelli é um dos proprietários e fala da importância de ter sua marca registrada no SIM. “Estamos iniciando uma produção artesanal, e já venho há mais de 1 ano conversando com o Cristiano, da Secretaria da Agricultura, para desenvolvermos uma planta fabril para regularizar e aderir ao sistema SIM. Para nos é muito importante ter essa certificação e regularização porque todos os controles sanitários, protocolos e metodologias que estão no programa SIM vão nos ajudar a desenvolver o nosso produto e colocar no mercado um produto com segurança e qualidade. Com isso desenvolvemos a região e a nossa marca. O nosso empreendimento vai ter um espaço para receber os turistas, e vamos poder vender para mercados, supermercados, restaurantes e pizzarias da região de Bento e futuramente do Estado”, destaca.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Divulgação
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul