A Polícia Civil divulgou nessa quinta-feira, 20, a Carta de Serviços ao Usuário (.pdf 4,01 MBytes) prestados à população. Por meio do documento, a instituição lista uma série de facilidades que viabilizam a participação da sociedade nas ações e programas da Segurança Pública do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da Divisão de Comunicação Social e Relações Institucionais (DCS), do Gabinete da Chefia.
Entre os serviços apresentados na carta estão: o Fale Conosco, um canal disponível no site da Polícia Civil e que serve para usuários tirarem dúvidas, elogiarem e criticarem o trabalho prestado; o Disque Denúncia 181 e o Plantão de Emergências 197, que estão disponíveis 24 horas, sete dias por semana, e a Delegacia Online (Dol), dinâmica do registro de uma ocorrência policial de forma virtual. O documento explica que nesse caso, as ocorrências estão sujeitas ao deferimento ou não do pedido, e, que, eventualmente, a vítima poderá acessar o boletim via Dol para imprimir uma cópia autenticada do mesmo.
A Carta de Serviços ao Usuário ainda traz o passo a passo do serviço de antecedentes criminais, também disponível no site da instituição. O documento, que se destina a fazer prova da vida pregressa de maiores de idade, é um dos serviços mais requisitados e, consequentemente, um dos que mais geram dúvidas.
“Entendemos que, tão importante quanto a disponibilização desses serviços, é que todos entendam o seu funcionamento, como e quando devem ser acessados. Afinal, o objetivo da prestação de qualquer atendimento policial via internet é, se não agilizar o serviço, fazê-lo de forma a facilitar a vida dos usuários que, em alguns casos, nem à delegacia de polícia precisam se deslocar”, reflete a Chefe de Polícia, Delegada Nadine Anflor.
Fonte: Secretaria de Segurança Pública
Foto: Polícia Civil / Divulgação
Espetáculo de Dança Inclusiva “com-passos ao vento” estreia neste sábado, às 8h30, na APAE, em Bento
BRIGADA MILITAR PRENDE HOMEM POR TRÁFICO DE DROGAS, NO JUVENTUDE DA ENOLOGIA, EM BENTO GONÇALVES
VÍTIMA DE CRIME BRUTAL EM CAXIAS DO SUL É HOMEM E NÃO TINHA SINAIS DE TIROS