Desde 2003, o Instituto Brasileiro de Museu (Ibram) promove a Semana Nacional de Museus. A ação promove a mobilização dos museus de realizar atividades sobre o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Em 2021 foi escolhido como tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
De acordo com o texto do IBRAM, o tema vai de encontro às novas definições da instituição museal, de seu papel e desafios na contemporaneidade: “questões que envolvem desde o pensar caminhos para o museu ser um fórum dinâmico e ativos para as discussões pertinentes das comunidades nas quais atua, até o repensar as práticas profissionais na busca da decolonialidade, são eixos bailares na construção de espaços de memória decisivos e essenciais no tempo presente”.
Assim, a museóloga Deise Formolo e sua equipe organizaram atividades que refletem às atuais configurações identitárias e de como o Museu se torna um centro de estudos permanente que constrói narrativas históricas, como coloca a museóloga Deise Formolo: “nosso Museu do Imigrante precisa estar em sintonia com os novos caminhos que Bento Gonçalves apresenta. E reflete nas ações que estamos desenvolvendo como o projeto Laços Patrimoniais, que está atualizando o inventário produzido em 1994, a importância da Educação Patrimonial e a aproximação com a Cultura Haitiana”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressalta que “a instituição museal, ao longo do tempo, ganhou um caráter plural. Não é só um guardião de memórias, mas também é um equipamento cultural de troca e disseminação de culturas”.
Pensando nisso, a programação do Museu do Imigrante entra em sintonia com diferentes eventos que estarão ocorrendo no mesmo período:
17/05 – Informativo Laços Patrimoniais.
18/05 – Dentro da Programação da Bandeira do Haiti – Post sobre o Dia da Bandeira do Haiti.
19/05 – Dentro da 7ª Semana da Cultura e da Arte Italiana – Tour virtual no Ponto de Cultura Vale dos Vinhedos.
20/05 – Dentro das atividades do projeto Laços Patrimoniais – Caminhada virtual pelo bairro São Roque.
21/05 – Lançamento da exposição online – “Passados presentes: trajetórias da educação patrimonial no Museu do Imigrante”.
As atividades serão postadas nas redes sociais do Museu:
Facebook: Museu Do Imigrante
Instagram: @museudoimigrantebg
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: Museu do Imigrante / Divulgação
Alunos dos Anos Iniciais da EMTI São Roque são contemplados pelo Projeto Cultural Trânsito
Semana da Pátria será aberta oficialmente em 1º de Setembro, na Via Del Vino
Casa das Artes: exposição “Das Artérias ao Mangue”, de Jaque Pauletti, abre em 04 de setembro