Semana do Livro é marcada por diversas novidades e atrativos culturais em Bento

O mês de abril pode ser considerado um dos mais importantes e simbólicos para a literatura. No último dia 18 foi comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, e na sexta-feira, 23, foi celebrado o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, homenageando também três importantes escritores; são eles: William Shakespeare, Miguel de Cervantes, e Inca Garcilaso de la Vega, mortos nesta mesma data.

Pensando na importância da Literatura e da sua missão em promover ações que facilitem o seu acesso, a Biblioteca Pública Castro Alves realiza, anualmente, a Semana do Livro. Com o cenário instável provocado pela pandemia da Covid-19, a instituição adaptou algumas atividades para celebrar a data.

A diretora da biblioteca, Paula Porto, destacou sobre as ações realizadas em prol do livro em tempos de pandemia. “Precisamos seguir o fluxo das mudanças comportamentais da sociedade. De uns tempos para cá já estamos trabalhando sobre a coexistência entre o papel e o digital. A pandemia acelerou este processo de criar e oferecer atividades para a comunidade, aliado aos cuidados das regras sanitárias vigentes, bem como, a descentralização da Biblioteca Pública, de como estar mais próximo”.

Essa é a quarta edição da semana do livro e todo ano é marcada por novidades culturais para comunidade. Paula acrescenta sobre algumas das principais atividades da edição 2021. “Tivemos o lançamento do concurso de poesia nas categorias Infantil, Juvenil e Adulto. Outra novidade foi o lançamento do podcast com o tema Os Jovens e a Importância dos Investimentos em Arte e Cultura, que contou com a participação de diversos artistas locais. O podcast pode ser acessado através do Spotify, pesquisando por Biblioteca Pública Castro Alves ou Bibliotex+. Também firmamos parceria com o Presídio Estadual de Bento Gonçalves no projeto Remição pela Leitura. Recebemos em torno de 40 vídeos da comunidade indicando livros, lendo poemas, cantando e contando histórias. Esses vídeos foram postados em nossas redes sociais”, conta.

O projeto TeleTeca

A diretora da biblioteca destaca ainda as ações realizadas no projeto TeleTeca. “Vou dar destaque ao projeto TeleTeca, escrito no edital Criação e Formação Diversas das Culturas da Fundação Marcopolo, e que foi inscrito pela Elisa, que trabalha conosco na biblioteca. Esse serviço conta com delivery de livro de forma gratuita. Acreditamos que essas ações contribuem para uma sociedade mais participativa”, salienta.

O escritor, poeta, educador social e funcionário da biblioteca, Robert Melo, destaca sobre os desafios enfrentados e os projetos criados no período da pandemia.

“A pandemia de Coronavirus que vem assolando desde 2020 tem sido avassaladora em todas as esferas sociais. A Biblioteca Pública Castro Alves também está passando por esses desafios, como exemplo, tivemos que readequar nossos eventos. A Feira do Livro e Semana do Livro foram readequadas para o formato virtual. Essa readequação foi benéfica, uma vez que a feira obteve mais de 50 mil engajamentos online, no entanto nesse formato a programação fica restrita para quem tem internet e aparelhos eletrônicos. Com isso surgiu a questão de como poderíamos aproximar os leitores da biblioteca pública”, conta.

Elisa Lentes, estagiária da biblioteca e aluna de Técnica em Biblioteconomia conta sobre como foi que o projeto nasceu. “A TeleTeca nasceu da necessidade de unir o leitor ao livro em tempos onde a biblioteca se tornou um local que não pode ser acessado devido ao vírus e mudanças sobre como os locais funciona. O projeto nasceu em parceria com a Akara Produções, Artistas no Palco e a Biblioteca Pública. Está dando certo até então, e estou bem feliz com o resultado e espero que os cidadãos de Bento possam aproveitar”.

A entrega dos livros

Para participar do projeto a pessoa necessita ter um cadastro ativo na Biblioteca Pública Castro Alves ou na Akara. A pessoa com o cadastro deve mandar uma mensagem, que posteriormente é respondida por funcionários da biblioteca informando sobre o catálogo de livros. O leitor então escolhe os livros e informa o endereço de entrega. Um motoboy entregará as obras na segunda, quarta ou sexta-feira.

Confira o podcast da matéria 

https://anchor.fm/podcastbento/episodes/Semana-do-Livro-evh5kq

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Divulgação/Biblioteca Pública

error: Conteúdo Protegido