Os Centros de Umbanda Cabloco Pena Dourada e Nanâ Buruque, de Bento Gonçalves, com apoio do Movimento Negro Raízes, realizaram na noite desta sexta-feira, dia 23, uma carreata em homenagem a São Jorge/Ogum. A saída ocorreu as 18h30min, da Rua Getúlio Vargas, bairro Jardim Glória.
Além disso, o ato homenageou os profissionais da saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus no município. Antes da saída dos veículos e dos participantes ocorreu um ato ecumênico no local.
A carreata contou com a presença do secretário da Cultura de Bento Gonçalves, Evandro Soares, e do secretário-adjunto da Saúde, Gilberto Junior.
23 de abril
O dia 23 de abril é a data em que muitas pessoas acendem velas para São Jorge. A data é importante no calendário católico a ponto de ser feriado em determinadas regiões. São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela igreja católica e pela igreja ortodoxa. A igreja anglicana também tem Jorge entre os seus canonizados. São Jorge, inclusive, é um dos poucos santos venerados pela igreja católica e pela igreja ortodoxa. A igreja anglicana também tem Jorge entre os seus canonizados.
Nas religiões de matriz africana, São Jorge é Ogum. Os dois são considerados como justiceiros e grandes guerreiros. São Jorge foi intitulado como o protetor dos ferreiros, dos militares e dos soldados. É tido como o homem do exército de Deus que foi capaz de enfrentar um dragão em cima de seu cavalo e poderia ainda enfrentar as bestas para defender com garra o Reino dos Céus.
Enquanto isso, Ogum é o orixá que sempre está na frente das batalhas. Conhecido por ser desbravador e destemido, ogum foi responsável por ensinar os homens como trabalhar com fogo e ferro. Ele é representado por uma espada – a mesma que utiliza para atender aqueles que o invocam. O santo e o orixá são geralmente invocados por aqueles que necessitam de caminhos abertos. As pessoas os invocam para pedir que afastem inimigos, ajudem a resolver alguns problemas de injustiça que acometem alguns dos fiéis.
Central de Jornalismo Difusora
EMPRESÁRIA É PRESA POR CRIME AMBIENTAL, EM NOVA BASSANO
Diocese de Caxias do Sul reúne o clero para refletir sobre a Campanha da Fraternidade 2025
Quinto lote do Devolve ICMS Linha Branca vai distribuir R$ 7,4 milhões a atingidos pelas enchentes