Em visita ao Bairro Municipal durante a manhã do sábado, o prefeito, Diogo Siqueira, juntamente com o vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, acompanharam os serviços de mais um mutirão “Prefeitura no bairro”. A ação se tornou um dos marcos da gestão através dos serviços de limpeza, roçada, desobstrução de bocas de lobo, pintura, manutenção da iluminação, das estradas, entre outros serviços de zeladoria. “Fortificamos os serviços nos bairros, com ações nos sábados, envolvendo todos nossos servidores nas atividades. Assim, estamos mais próximos da população e entendendo as reais necessidade dos moradores”, destacou o Prefeito.
O Projeto também foi realizado no interior do Município, com ações integradas entre a Secretaria de Agricultura e as subprefeituras de Faria Lemos, Tuiuty, Vale dos Vinhedos e São Pedro. O resultado nos três primeiros meses foram de cerca de 900 km de estradas patroladas e britadas, 314m de tubos trocados e 800 Km de estradas roçadas. “A safra da uva é um período muito importante para o interior do nosso Município e precisávamos de ações que agilizassem o escoamento da produção e oferecessem segurança para o tráfego, por isso não medimos esforços com mutirões nas estradas e melhorias para o agricultor”, salientou o vice, Amarildo Lucatelli.
A gestão também foi marcada pela reestruturação na área da saúde. O governo enfrentou logo nos primeiros meses o pico da pandemia do coronavírus. Para isso, realizou a reorganização do fluxo de saúde. Uma série de medidas foram planejadas, possibilitando o atendimento do maior número de pacientes. “Desde o início, destacamos que ninguém ficaria sem atendimento e não mediríamos esforços para que isso acontecesse. O trabalho das equipes é intenso, mas está sendo realizado de forma qualificada para população”, ressaltou Siqueira.
Entre as medidas tomadas na Secretaria da Saúde estão:
– Atendimento de pacientes SUS e convênio diretamente na UPA, no Complexo Hospitalar de Saúde.
– Remanejamento de profissionais para ampliar o fluxo de atendimento na UPA, com o fechamento temporário das Unidades de Saúde de Tuiuty, São João, São Pedro, Faria Lemos, 15 da Graciema, Maria Goretti, Cohab, Fenavinho e Progresso. Os profissionais (enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, agentes de saúde) foram encaminhados para o Complexo Hospitalar e também para auxílio na vacinação pelo sistema drive-thru. Também foram remanejados profissionais para ampliar as equipes do Hospital Tacchini.
– As prefeituras de Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira cederam profissionais para reforçar a rede de saúde em Bento Gonçalves.
– Compra de equipamentos: foram compradas três camas elétricas para o melhor atendimento dos pacientes que necessitam de uma complexidade maior, dois ventiladores pulmonares e oito monitores multiparâmetros, além de insumos.
– Construída uma nova base da Central de Oxigênio para ampliar o fornecimento e criar uma retaguarda ao sistema já existente.
– Vacinação contra o coronavírus com agilidade no modelo drive-thru. Mais de 20 mil pessoas imunizadas.
O prefeito avalia os 100 primeiros dias como desafiadores. “Estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido até aqui. Os objetivos traçados estão sendo cumpridos e a população está recebendo serviços com qualidade. Enfrentamos semanas difíceis com a pandemia, mas garantimos que todos tivessem atendimento. Temos uma equipe unida e com convicção do que está construindo para nossa cidade. Os próximos meses serão de novos caminhos e projetos para uma Bento Gonçalves para todos”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Fabiane Capellaro / Divulgação
Varejo gaúcho mantém ritmo de forte avanço em setembro
Parceria entre alunos do Colégio Sagrado e Secretaria do Meio Ambiente lança Projeto Bombas Verdes em Bento
Encontro de formação da Campanha da Fraternidade 2025 reúne mais de 160 pessoas em Caxias do Sul