A Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana realizam no dia 5 de maio, às 19h15, em formato online, a 2ª Conferência dos Povos de Matriz Africana. O evento tem como objetivo a apresentação das ações da gestão 2019/2021 e a eleição de quatro conselheiros e suplentes para compor o novo Conselho.
Assim, a Secult e o Conselho convocam os cidadãos e cidadãs representantes da sociedade civil organizada, escolhidos entre as entidades que tratam de direitos de Ylês instituídos, considerados ainda por casas de Matriz Africana, Terreiros de Umbanda, Tendas e demais conceituações reconhecidas.
A atual presidente do Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana, Lisiane Pires, também conhecida como Mãe Lisi, ressalta o caráter histórico da criação da entidade e de seus benefícios. “A comunidade de Matriz Africana de Bento Gonçalves e, por extensão, da região, conseguiu a sua representatividade oficial, pois construiu uma política pública cultural concreta de combate aos preconceitos dos mitos gerados sobre os processos e rituais dos Ylês. Com a construção do Conselho, percebemos uma melhora significativa de amparo para as casas deste segmento de religião, bem como, um fortalecimento do diálogo com o Poder Público local. É um caminhar positivo enquanto sociedade”.
Lisiane salienta ainda a importância da Conferência. “Agora se encerra uma fase e inicia uma nova etapa a partir de maio. Com a eleição de novos conselheiros, vai ser dado segmento ao trabalho de alcançar outras melhorias de políticas públicas para a comunidade dos povos de matriz africana que possa, fortemente, lutar contra o preconceito e à intolerância religiosa”.
O secretário de Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, expressa o sentimento de construir juntos um espaço mais democrático e não dogmático. “Estamos lidando com pessoas, com suas histórias, experiências e tradições. É direito de todos escolher a sua religião, a sua ligação com o divino. É nossa obrigação pública incentivar lugares de fala e de livre expressão para uma convivência salutar que priorize o respeito e o bem-estar da comunidade de Matriz Africana”.
As inscrições para participar da Conferência iniciaram na última quinta-feira, 15, e se estendem até as 12h do dia da realização do evento, mediante formulário online no endereço http://bit.ly/CMPTMA O link de participação será disponibilizado aos participantes inscritos por e-mail e/ou WhatsApp, de acordo com o seguinte cronograma:
Dia 05/05/2021 – Quarta-feira
19h15 – Abertura da sala on-line e primeira chamada para participação;
19h30 – Abertura com participação do secretário municipal da Cultura, Evandro
Vinícius Manes Soares;
19h45 – Apresentação da atual Presidente do CMPTMA Lisiane Pires, sobre as ações do conselho na gestão 2019-2021;
20h30 – Eleição dos conselheiros titulares e suplentes;
21h30 – Encerramento.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Arte: SECULT/Conselho Municipal de Povos Tradicionais de Matriz Africana / Divulgação
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro