Secretaria de Administração cria banco de talentos para servidores municipais em Bento

A valorização do servidor é um dos pontos importantes do Governo Municipal, que já nos primeiros meses tem feito a diferença mostrando eficiência e desenvoltura. Pensando em cada um que faz parte do quadro de funcionários, nesta quinta-feira (8), a Secretaria Municipal de Administração iniciou o uso efetivo do Banco de Talentos, ferramenta desenvolvida pelo próprio Município, através da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC – 2021).

Através da ferramenta será possível conhecer sobre cada funcionário, que já podem realizar seu cadastro, contando sobre seus interesses pessoais, profissionais, outras formações, além daquelas exigidas em concurso, cursos complementares, ou outros dados considerados relevantes.
O Secretário de Administração e Diretor da CTEC, Matheus Barbosa, comentou sobre a importância da implantação do programa.

“A ferramenta é uma forma de aproveitar competências pessoais e profissionais dos servidores, resultando em serviços de mais qualidade e funcionários mais motivados na Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, criando uma rotina para otimização do quadro de servidores, usada a favor do Município ou usada em favor dos servidores da Prefeitura de Bento Gonçalves como uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento profissional”, explica.

O Servidor público Leandro Antônio Padilha, que atua no setor jurídico da Secretaria de Finanças, já realizou o seu cadastro.

“É um programa fundamental para o município conhecer o corpo de talentos de seus servidores e para assim o próprio servidor ter um reconhecimento profissional. Eu realizei na quarta-feira o meu cadastro”, contou.

O Assessor Administrativo da Secretaria da Saúde que auxilia em questões de comunicação, Marcos Tesser, tem uma ampla experiência profissional e já realizou o seu cadastro no Banco de Talentos.

“A iniciativa do secretário de administração Matheus Barbosa é muito interessante pois exemplifica a clara preocupação da prefeitura em gerir seu capital humano da melhor maneira possível. A individualidade e experiência profissional de cada colaborador é levada em conta, mostrando que trabalhamos em uma organização que humaniza seu corpo de colaboradores. Sou muito grato fazer parte desse projeto, sabendo que agora posso render mais, estando na minha área de formação”.

Como o Município vai usar os dados

De acordo com Barbosa, o Banco de Talentos é uma forma de valorização do funcionalismo público municipal.

“É de interesse do Município conhecer suas expectativas profissionais, lhe concedendo oportunidades para seu desenvolvimento, e por que não dizer, de ascensão profissional, alinhando a força de trabalho disponível às necessidades institucionais. Com as informações cadastradas o Município poderá pesquisar, por método de palavras-chave, servidores que tenham habilidades/formação/cursos em áreas específicas que determinada Secretaria ou setor esteja necessitando, aprimorando o desenvolvimento dos trabalhos Município e fazendo também que os servidores possam desempenhar suas tarefas nas áreas de sua afinidade, tanto quanto possível”, salienta.

A quem se destina

 Servidores efetivos, contratados temporariamente e cargos comissionados.

Como funciona

O servidor já possui um cadastro constante na base de dados do Município, que consta também agora no Banco de Dados. Basta que o servidor acesse o Banco de Talentos pelo link http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/talentos e informe o CPF para prosseguir, atualizar seus dados se necessário e informar seus cursos, qualificações, habilidades e talentos. Sempre que quiser atualizar o cadastro, basta repetir o mesmo procedimento. Simples e objetivo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: Rodrigo De Marco / Divulgação

error: Conteúdo Protegido