O golpe é aplicado da seguinte forma: o consumidor recebe uma ligação dizendo que foram efetuadas compras com cartões de determinadas lojas, sem a autorização do próprio titular do cartão e que, para fazer o cancelamento é preciso ceder o cartão físico com a senha. Segundo o Procon, neste momento os estelionatários se dispõem a ir na casa do consumidor fazer a busca do cartão.
O Procon confirma que recebeu relatos de consumidores que entregaram seus dados e cartões para uma pessoa que se identifica como sendo pertencente a uma determinada loja, banco ou até mesmo administradora do cartão.
O Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, orienta para que o cidadão tenha cuidado para não cair em golpes dessa natureza. “O Procon de Bento Gonçalves orienta para que os consumidores não forneçam esse tipo de dados pessoais e senhas de cartões para estranhos, sob nenhuma hipótese. E se receber ligações informando sobre compras não autorizadas é importante procurar a loja, ou fazer contato com o próprio banco para informações”, enfatiza.
Ainda segundo o Coordenador, “a proteção dos dados é fundamental, e persistindo dúvidas sobre compras não autorizadas e ligações, procurem o banco, loja e administradora de cartões.”, salienta.
Mais informações
O Procon de Bento Gonçalves se coloca a disposição para eventuais esclarecimentos pelos fones (54) 3055-8547 (este também pelo Whatsapp), 3055-8541, 3055-8542, 3055-8543, 3055-8544 e 3055-8545. Os atendimentos presenciais são realizados mediante agendamento, como prevenção à pandemia do coronavírus. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Jantar beneficente da Liga de Combate ao Câncer de Bento Gonçalves ocorre neste sábado
Para bem receber ou para presentear, espumante mostra versatilidade para os encontros de final de ano
Bento: Balcão do Primeiro Emprego recebeu mais de 90 currículos em 2024