A operação Dispersão, realizada entre às 21h de sábado (27) e 5h da madrugada de domingo (28), em Caxias do Sul, recebeu 148 denúncias, das quais 80% referentes a encontros festivos em residências. As equipes verificaram 42 lugares, resultando em 30 notificações. Outras 12 denúncias não se confirmaram. A ação visa coibir condutas que desrespeitam os protocolos estabelecidos no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado e nos decretos do Município, como aglomerações, não utilização de máscaras e consumo de bebidas em espaços públicos.
As equipes de fiscalização das secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Urbanismo aplicaram dois autos de infração a dois bares por funcionamento além do horário permitido, com a condução dos proprietários à delegacia para registro de ocorrência; quatro por consumo de bebida em via pública e um em loja de conveniência. No bairro Colina Sorriso, os fiscais dispersaram uma festa realizada em via pública, que reunia mais de 10 veículos e dezenas de pessoas.
O secretário municipal do Urbanismo, João Uez, destaca que, neste momento em que os tradicionais locais de encontro noturno da cidade estão fechados, as pessoas reúnem-se em residências para confraternizações com consumo de bebidas alcoólicas e sem cuidado algum de prevenção contra a covid. “Renovamos a convocação para que a comunidade caxiense não faça, neste momento, este tipo de aglomeração a fim de evitar a proliferação do vírus, o que acaba penalizando diversos segmentos da cidade”, reforça.
Os agentes de trânsito atuaram das 21h às 2h nos bairros Sanvitto, Desvio Rizzo, Centro, Colina Sorriso, Presidente Vargas e Cinquentenário. Foram abordados 20 veículos, resultando em 13 autuações. Os fiscais recolheram um documento e encontraram dois condutores sem habilitação. Ainda foram flagrados dois motoristas dirigindo sob influência de álcool. Ambos se recusaram a fazer o teste do etilômetro. A operação Dispersão contou também com as participações da Guarda Municipal, da Brigada Militar e Polícia Civil.
Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul
Impasse sobre projetos atrasa obras de proteção contra enchentes no RS
INSS identificou descontos irregulares em setembro de 2024
Estrada da Comunidade Santa Lúcia, no Vale dos Vinhedos, recebe obra de pavimentação