Faleceu na manhã desta quinta-feira, 25, no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, o professor, ex-sócio do Colégio Mutirão Objetivo, Alex Luiz Bareta, aos 58 anos.
Bareta foi diagnosticado com Covid-19 no dia 24 de fevereiro. Estava sendo tratado em casa, porém, devido ao comprometimento pulmonar, precisou ser internado no dia 28 do mesmo mês.
Natural de Caxias do Sul, empreendedor, por muito tempo coordenou o Senai Automação, do qual foi um dos criadores.
Na década de 90 ingressou como professor de Física no Colégio Mutirão Objetivo e, em novembro de 1997, ele e o colega docente Evandro Mattana, resolveram encarar o desafio de abrir uma extensão da escola em Bento Gonçalves. Iniciaram somente com o pré-vestibular com 97 alunos inscritos.
Em 1998, expandiram o negócio com o Colégio Objetivo e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), à época denominado Supletivo. Até o ano 2005, quando desfizeram a sociedade, atenderam cerca de oito mil alunos.
Bareta continuou administrando a escola em Bento, realizou novas sociedades, vendeu o empreendimento e voltou a ser sócio mais tarde. Em fevereiro deste ano, novamente vendeu sua parte e, dias após, foi internado.
Professor de física, Bareta era graduado em Engenharia Elétrica pela Unisinos e em Física pela UFGRS. Em Bento Gonçalves, casou-se com Ciane Pompermayer, com quem teve dois filhos: Pedro e Nina. Tem ainda outros dois filhos do primeiro casamento, em Caxias do Sul, Gabriela e Bruno.
Seu corpo será velado das 14h às 16h no Memorial Crematório São José, de Caxias do Sul. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Público Municipal daquela cidade.
Central de Jornalismo da Rádio Difusora
Atrações do Nossa Arte Circula RS chegam a Bento Gonçalves nessa sexta-feira, dia 29
Bento: ouvidoria passa contar com novo número de atendimento
Alunos da EMI Mamãe Coruja concluem o curso de pequenos agentes