Projeto Olhar Atento abrange 34 instituições de Bento Gonçalves com plantio em hortas escolares

Na manhã desta terça-feira, 23, o Secretário da Agricultura, Volnei Christófoli, participou de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação (Smed) para tratar sobre o projeto “Olhar Atento”, iniciado em 2013 em Bento Gonçalves, que tem por objetivo auxiliar estudantes e docentes no plantio de verduras e também sobre o projeto “Um olhar encantador sobre Bento Gonçalves”, que tem por objetivo promover vivências em torno do estudo do município.

Neste período de pandemia os projetos ocorrem sem a participação dos estudantes, que seguem em casa com a educação no modelo remoto. Quando as aulas retornarem, a ideia é que o aluno visite in loco o conteúdo estudado em sala de aula.

O projeto “Olhar Atento” surgiu de uma parceria entre as secretarias de Educação e da Agricultura e tem por objetivo promover reflexões e vivências sobre a importância de desenvolvermos hábitos de alimentação saudável. Atualmente são 34 escolas envolvidas, o mesmo número de 2020. O projeto conta ainda com o apoio das subprefeituras de Tuiuty, São Pedro, Faria Lemos e Vale dos Vinhedos.

A Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Rasia fala sobre a parceria. “A secretaria da Agricultura vai nos ajudar com a doação e distribuição de terra para as hortas escolares, além de, se necessário, nos ajudar nesta reativação juntamente com outros parceiros que o projeto agregou ao longo destes anos”, comenta.

Mesmo em período de pandemia, Adriana salienta que o projeto segue acontecendo. “Estamos com aulas remotas, mas as atividades com a horta continuam acontecendo, com o auxílio das equipes diretivas, para que no momento do retorno dos alunos, a professora já possa utilizar a horta como mais um recurso pedagógico”, explica.

Ainda segundo a Coordenadora Pedagógica, “neste projeto a contribuição da Secretaria da Agricultura, juntamente com os distritos e as Associações é nos ajudar na organização das visitas junto aos empreendimentos locais”.

Christófoli ressalta a importância do desenvolvimento dos dois projetos. “Ambos os projetos são de extrema importância para o desenvolvimento das crianças, que têm a oportunidade de participar. O “Um olhar encantador” faz com que as crianças conheçam o nosso interior, a nossa cultura e os nossos roteiros turísticos. O “Olhar Atento” é um projeto que viabiliza às crianças terem um pouco de conhecimento de como se cultiva as nossas verduras, frutas e uvas”, afirma.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Foto: ASCOM/BG / Divulgação

error: Conteúdo Protegido