O governo do Estado e a prefeitura de Santa Maria apresentaram, nesta terça-feira, 23, o andamento das tratativas para a instalação da nova Escola de Sargentos das Armas (ESA) do Exército Brasileiro. O governador Eduardo Leite e o prefeito Jorge Pozzobom fizeram a exposição da candidatura e entregaram documentos ao comandante militar do sul, general Valério Stumpf Trindade, e ao general de Divisão R1, Joarez Alves Pereira Júnior.
Desde o segundo semestre de 2020, Santa Maria tem recebido vistorias no local indicado para a construção da escola: o Campo de Instrução de Santa Maria (Cism), no bairro Boi Morto, área que pertence ao Exército e que já abriga instituições militares. Os municípios de Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) também estão entre os finalistas para receber a instituição.
“Santa Maria e o Rio Grande do Sul têm uma cultura militar importante pela participação dos batalhões, das tropas aqui instaladas, do Comando Militar do Sul. E isso nos faz ser um Estado que acolhe a família militar, sem dúvida nenhuma, de forma muito receptiva. Há também um diferencial: nossa disposição e determinação de termos a escola dentro de uma estratégia municipal e estadual. Não mediremos esforços no sentido de promover investimentos necessários para que a escola seja instalada aqui e que tenhamos todas as facilidades para permitir o funcionamento, com acolhimento às famílias que pra cá se deslocarão”, destacou o governador Eduardo Leite.
O prefeito Jorge Pozzobom disse que a cidade de Santa Maria é um polo nacional de ensino, uma vez que tem uma universidade federal, e que já atrai estudantes de todo o país. Há duas escolas militares e unidades de capacitação técnica. Também é na cidade que se encontra o segundo maior contingente militar do Brasil – 9,5 mil homens e mulheres das Forças Armadas, lotados em 22 organizações.
“Queremos cuidar da família militar. Nosso foco não é só levar a escola para a cidade, queremos ir além, queremos ser lar para os jovens que forem estudar em Santa Maria e a seus familiares. Estamos trabalhando para deixar tudo pronto para recebermos a ESA, com o compromisso com o Exército e com todos que se instalarem na nossa Santa Maria”, destacou o prefeito.
Durante o encontro, Pozzobom entregou aos militares projetos de nova rede de água e esgoto, da ampliação da capacidade elétrica e de infraestrutura (conclusão da avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheitter, nova ponte de acesso ao Colégio Militar, ligação da rua Irmã Dulce com a avenida do Exército e ampliação do aeroporto municipal de Santa Maria), além de isenção de ISS, alteração no Plano Diretor para edificações na nova Vila Militar e a construção de um campo de instrução em Itaara.
Escola de Sargentos das Armas (ESA)
A ESA é responsável pela formação de sargentos de carreira das armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações do Exército, e seleciona, por concurso público, jovens de todo o Brasil. Atualmente, a ESA funciona descentralizada, com unidades em várias cidades brasileiras. A ideia do Exército é unificá-la em apenas um município.
O treinamento de sargentos está distribuído em 16 unidades pelo país. A ESA funciona em Três Corações (MG), duas outras escolas técnicas estão situadas no Rio de Janeiro e Taubaté (SP) e existem ainda 13 outras unidades de capacitação no Brasil.
Fonte: Governo do Estado
Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini / Divulgação
Fiéis participam da Procissão do Encontro no Centro de Bento
Próxima sessão ordinária do Legislativo será dia 22 de abril, às 10h
Inscritos no NFG têm até este domingo, dia 20, para resgatar R$ 5,9 milhões do Receita Certa