A Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) confirma a renovação do PopRua RS nos municípios de Caxias do Sul, Pelotas, Porto Alegre e Rio Grande. Desde dezembro do ano passado, o programa atende a população em situação de rua por meio de acolhimentos institucionais que consistem na entrega de quentinhas e de equipamentos de proteção individual (EPIs), disponibilização de espaço para higienização e banho, encaminhamento para pernoite/alojamento e informação sobre trabalho, emprego e direitos humanos.
Nestas cidades, o relatório técnico aponta que houve 21.907 acessos, sendo 1.617 pessoas diferentes entre dezembro e o início do mês de março. Foram ofertadas 46.279 refeições (almoço e jantar) e 23.559 lanches (café da manhã e da tarde). Profissionais da Assistência Social prestaram 2.791 atendimentos até o momento, e 1.056 pessoas foram encaminhadas para pernoite/alojamento.
A iniciativa contempla todas as diversidades LGBTQI+ da população de jovens, adultos, idosos e famílias em situação de rua. “São estratégias de intervenção propostas pelo governo do Estado que possibilitam o atendimento às demandas mais básicas. Levando em consideração que a pandemia do coronavírus agravou, em especial, a condição da população mais pobre e vulnerável do Rio Grande do Sul, a extensão do PopRua RS é fundamental. Vamos seguir trabalhando para a garantia de direitos, dignidade e proteção, sendo indispensável a conjunção entre o poder público e organizações da sociedade civil (OSCs)”, afirma a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker.
A iniciativa é resultado da parceria entre Estado, terceiro setor e empresas que contribuíram com recursos destinados ao fundo do Programa de Incentivo à Inclusão e Promoção Social (Pró-Social), que concede incentivo fiscal para o financiamento de projetos sociais no Estado às empresas, por meio da renúncia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), autorizado pelo Executivo. O recurso, no valor de R$ 1,7 milhão, é proveniente do Fundo Estadual de Apoio à Inclusão Produtiva (Feaip).
Porto Alegre
O PopRua RS foi renovado em Porto Alegre para mais três meses. Os atendimentos são realizados pelo Instituto Pobres Servos da Divina Providência – Centro de Educação Profissional São João Calábria, no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha (Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 155, Praia de Belas), de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h. A meta segue em atender 200 pessoas ao dia. Até o momento, ocorreram 11.501 acessos. Destes, 742 pessoas diferentes. Foram ofertados 31.600 refeições, 11.750 lanches e 1.945 atendimentos com assistente social, sendo 431 individualizados. Outras 205 pessoas foram encaminhadas para acolhimento em pousada e 531 para pernoites, além da emissão de 54 passagens intermunicipais e encaminhamento para a realização de 54 testes para Covid na rede de saúde.
Caxias do Sul
Em Caxias do Sul, a iniciativa foi renovada para mais seis meses. Os atendimentos são realizados pela Associação Mão Amiga (Avenida Triches, 2.729, Cidade Nova), de segunda a sexta-feira, das 7 às 22h. Há 60 vagas, sendo 50 para homens e 10 para mulheres. Até o momento, foram 268 acessos, 7.328 refeições, 5.809 lanches e 239 atendimentos com assistente social e psicólogo. Ao todo, 11 pessoas tiveram encaminhamento para pernoite e 10 testes para Covid foram realizados. As equipes ainda realizaram outros 257 encaminhamentos referentes a mercado de trabalho, documentações e moradia.
Pelotas
O programa foi renovado para mais seis meses em Pelotas. Os atendimentos são realizados pelo Grupo Pela Educação Saúde e Cidadania – OSC Gesto, no Restaurante Popular (Rua Três de Maio, 1.068), por meio da abordagem social em parceria com a OSC Coletivo T Juliana Martinelli e em locais estratégicos, de segunda a sexta-feira, durante o dia e à noite. A meta segue em atender 200 pessoas ao dia. Até o momento, foram 5.817 acessos, sendo 345 pessoas diferentes e que também foram atendidos por assistentes aociais. Foram ofertadas 3.600 refeições e 3.000 lanches, além de 287 encaminhamentos para alojamento/pernoite e 22 testes para Covid realizados. Houve distribuição de 607 kits de higiene, 98 kits agasalho (cobertas) e 2.000 kits de prevenção. Dos atendidos, 37 receberam encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Rio Grande
Em Rio Grande, o projeto foi renovado para mais seis meses. Os atendimentos são realizados pelo Grupo Pela Educação Saúde e Cidadania – OSC GESTO, no Restaurante Popular (Rua Rodrigo Duarte, 537), por meio da abordagem social, parceria com a ONG Doe Amor e em locais estratégicos, de segunda a sexta-feira, durante o dia e à noite. A meta segue em atender 200 pessoas ao dia. Até o momento, foram contabilizados 4.321 acessos, sendo de 262 pessoas diferentes, que também foram atendidas por assistentes sociais. Houve oferta de 3.751 refeições e 3.000 lanches e 22 encaminhamentos para alojamento/pernoite, além da realização de sete testes para Covid. Foram distribuídos, ainda, 177 kits de higiene, 102 kits agasalho (cobertas) e 2.000 kits de prevenção. Dos atendidos, 12 foram encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Fonte: Governo do Estado
Foto: Felipe Farias/Ascom Stas / Divulgação
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro