Com direito à cobrança de pênalti desperdiçada, Alviazul entrou em campo pela competição nacional nesta quarta-feira (17), mas deu adeus às chances de avançar para a segunda fase com a derrota por 2 a 0 para o Clube do Remo.
Os 16 anos de espera para o reencontro entre o Clube Esportivo Bento Gonçalves e a Copa do Brasil reservaram um confronto movimentado no estádio Montanha dos Vinhedos. Porém, o placar desfavorável de 2 a 0 para o Clube do Remo, do Pará, eliminou o Alviazul da competição nacional. A partida ocorreu nesta quarta-feira (17).
A partida teve gols anulados, um jogador expulso durante a maior parte do segundo tempo e outro no final e entrega dos jogadores alviazuis para tentar superar o marcador até o apito final. Os gols do jogo foram marcados por Gedoz e Lucas Tocantins.
Agora, o Esportivo volta seu foco para o Campeonato Gaúcho 2021. No próximo domingo, dia 21, a equipe tem o Clássico da Polenta pela frente diante do Caxias, no estádio Centenário, às 20h. Na competição estadual, o clube figura na 10ª colocação, com três pontos conquistados.
Como foi o jogo
Primeiro tempo
Na tentativa de mudar o rumo dos últimos resultados, o técnico Winck propôs quatro alterações na equipe, em relação ao último jogo: entrou Michael, Mateus Norton, Rennan e Wesley Pacheco (nos lugares de Balbino, Itaqui, Juninho Tardelli e Warlei, respectivamente). As mudanças surtiram efeito nos minutos inicias. Tanto é que a primeira grande chance do jogo foi do Esportivo.
Cruzamento de William pela direita e cabeceio perigoso de Wesley Pacheco rente à trave do goleiro paraense, aos 4 minutos. Já aos 16, foi a vez do goleiro alviazul fazer uma boa defesa. Bem colocado, Anderson pegou a bomba de falta, cobrada por Gedoz. Porém, aos 20, Marlon recebeu na direita, foi até a linha de fundo e cruzou para o meia Felipe Gedoz, que recebeu na marca do pênalti e mandou para o fundo das redes para abrir o placar. Na sequência, Gabriel Lima lançou o meia novamente, mas a zaga do Esportivo afastou. Como forma de reação, Michael ganhou de Fredson em disputa na lateral esquerda e cruzou para Wesley Pacheco, que cabeceou em direção ao gol. A bola passou perto, mas foi para linha de fundo. O Esportivo teve chance igualar o marcado aos 35.
Wesley Pacheco recebeu a bola na área e foi agarrado. O árbitro marcou pênalti. O próprio centroavante foi para a cobrança, mas o goleiro Thiago Rodrigues defendeu no canto direito. Aos 41, Daniel Cruz é lançado, supera a zaga e obriga o arqueiro a sair do gol. Daniel caiu e pediu a falta, o que poderia ser a expulsão do goleiro do Remo, mas a arbitragem não marcou.
Na sequência do lance, Rennan chuta em direção ao gol vazio, mas a bola passa rente à trave pelo lado de fora – no último lance mais agressivo do Alviazul na primeira etapa.
Segundo tempo
Para tentar reverter o placar, Winck promoveu uma mudança no intervalo: saiu William e entrou o atacante Emerson, revelação da base alviazul. Contudo, quem brilhou nos minutos iniciais foi o goleiro Anderson. Renan Gorne fez boa jogada individual pelo meio, lançou Gedoz que ficou cara a cara com o arqueiro, que fechou bem o ângulo para evitar o gol. Na sequência, dois lances perigosos no ataque a favor do Esportivo – ambos com bolas jogadas por cima da meta.
O jogo ficou ainda mais complicado aos 11 minutos, quando Mateus Norton levou o segundo cartão amarelo, por colocar a mão na bola, e ser expulso da partida. Mesmo com um a menos, o Esportivo suportou a pressão e foi para o ataque. Aos 28, Jocinei, que havia recém entrado na partida, chegou a marcar, mas teve anotada sua posição de impedimento.
Dois minutos mais tarde, Emerson avançou pela esquerda e cruzou em direção Wesley Pacheco. O atacante cabeceou em cima de Thiago Rodrigues. A bola ainda ficou viva na área, mas o goleiro azulino segurou e evitou o gol.
No contra-ataque, bate-rebate na área, o ataque paraense chutou em direção ao gol, mas Anderson fez uma excelente defesa. Porém, o time, que avançou para buscar o resultado, deixou espaços para o contra-ataque com um homem a menos e cedeu o segundo gol ao Remo – Lucas Tocantins marcou, selando o 2 a 0. No final, Mateus Santana ainda foi expulso.
O Alviazul entrou em campo com Anderson, Mateus Norton, Júnior Alves, Igor da Silva e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana (Vini Martins), William (Emerson) e Rennan (Juninho Tardelli); Daniel Cruz (Jocinei) e Wesley Pacheco (Gonzalo).
A arbitragem teve: Árbitro – Alexandre Vargas Tavares de Jesus (RJ); Auxiliares – Michael Correia e Daniel do Espirito Santo Parro (RJ); Quarto árbitro – Lucas Guimarães Rechatiko Horn (RS).
Próximo jogo:
O que: Caxias x Esportivo, pelo Campeonato Gaúcho 2021
Quando: domingo, dia 21, às 20h
Onde: estádio Centenário, em Caxias do Sul (com portões fechados)
Fotos: Kévin Sganzerla/CEBG
Evento alusivo a Semana Nacional de Trânsito vai reunir mais de 900 pessoas em caminhada no bairro São Roque
Identificado casal que morreu em grave acidente no trevo São José, em Carlos Barbosa
Encontro da Mulher Empreendedora conecta negócios, tecnologia e futuro