CDL-BG: Semana do Consumidor reforça potencial da presença digital

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento apresenta dicas de especialista em redes sociais e comércio eletrônico para ajudar lojistas e consumidores a aproveitarem a ação de forma assertiva

Marcar a passagem do Dia Mundial do Consumidor (anualmente lembrado em 15 de março) exigirá um esforço extra por parte dos lojistas, uma vez que o setor vem sendo duramente penalizado com as restrições impostas pelo modelo de Distanciamento Controlado imposto pelo Governo do Estado como forma de combater a pandemia.

Mesmo diante das restrições de funcionamento – algumas dicas podem ajudar. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves buscou um especialista em redes sociais e vendas online, o publicitário Jean Michel Baú, para compilar sugestões importantes para os lojistas. Ministrante do curso ‘Gestão de Mídias Digitais e Estratégias de e-Commerce’ (que ocorre de forma online entre os dias 22 de março e 5 de abril), Baú destaca a necessidade de entender a importância do comércio eletrônico como poderosa ferramenta diante de um cenário de restrições impostas pela pandemia e pelas regras do modelo de distanciamento social do Governo do Estado.

Um dos principais pontos-forte que a venda virtual oferece aos consumidores é a praticidade na hora da compra. “Para que esperar se você pode receber seu produto hoje mesmo – e ainda sem custos de frete? Mas essa não é a única vantagem do comércio local. Imagine se você precisar trocar o produto que comprou. Ou devolver. Ou instalar. Esses serviços sempre são mais acessíveis quando a loja está mais perto do consumidor”, pontua.

Para ele, é possível contornar parte das dificuldades com o e-commerce. “Para quem vende pela internet a porta nunca está fechada. Uma das vantagens das lojas perto do cliente é que elas conseguem entender muito melhor o consumidor. Oferecer produtos e serviços mais adequados a cada comprador, sugerindo soluções que muitas vezes o cliente não teria pensado”, explica.

Por isso, na hora de procurar ofertas mais próximas, é possível contar com a geolocalização dos sites buscadores. “Hoje, o Google já prefere exibir, por exemplo, resultados geograficamente localizados. Isso dá mais força ao local. Os lojistas que já possuem websites próprios já tem vantagem em aproveitar essas ferramentas”, argumenta.

Como a qualificação pode ajudar o lojista

Conhecer novas ferramentas ou aprimorar conhecimentos sobre muitas delas pode transformar os resultados de um negócio. Na capacitação ministrada por Baú, a ideia será justamente colocar à disposição dos comerciantes locais técnicas que farão a diferença na lucratividade e no posicionamento digital das lojas. “Buscarei ensinar o passo-a-passo do processo online, mostrando as ferramentas disponíveis e suas aplicações caso a caso. O marketing digital oferece um mundo infinito de possibilidades em canais de divulgação e formas de fazer o negócio acontecer online. Vamos explorar essas ferramentas através de estudo da prática de marketing do dia-a-dia: como fazer um post que vende? Como operar o gerenciador de anúncios? Como montar a estratégia certa? Esses são alguns dos temas abordados”, adianta.

Assim, pontos que provocam questionamentos nos lojistas podem ser esclarecidos. “Uma das dúvidas principais das marcas hoje é: como fazer o impulsionamento/promoção paga de forma correta? Como garantir que o dinheiro que eu coloco no Instagram/Facebook será investido – ao invés de gasto? Esse será um dos temas centrais do curso”, destaca.

Veja como garantir presença

Para que seus associados tenham cada vez mais domínio no uso desses recursos, a CDL-BG junta-se à Universidade de Caxias do Sul (UCS) para oferecer o curso online entre os dias 22 de março e 5 de abril. As aulas ocorrerão sempre às segundas, quartas e sextas, das 19h30min às 21h30min, pela plataforma Google Hangouts Meet. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de março, baixando o formulário de inscrição no site https://urless.in/55ChN. Associados da CDL-BG têm desconto, com investimento a R$ 194,00, mesmo valor para acadêmicos e egressos da UCS – para público geral, R$ 215,00. Para saber mais, acesse ucs.br e clique na aba Extensão e Serviços. Outras informações podem ser obtidas pelo fone 54. 3455.0555.

 

Fonte: Exata Comunicação

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